Educação Financeira: o que é preciso saber?

A Educação Financeira tem como base desenvolver as habilidades das pessoas de lidar com seu dinheiro de forma inteligente sem comprometer sua qualidade de vida. Controlar as finanças, se dá através de um planejamento bem traçado e mudança de atitude. Para isso, é importante mudar a mentalidade de que dinheiro existe somente para gastar, e que, sim, é possível fazer com que ele trabalhe por você em prol da sua estabilidade financeira.

Segundo a administradora, pedagoga, psicopedagoga, especialista em Educação Profissional e professora do Senac nos segmentos Gestão e Comércio, Valéria Modesto, no Brasil, falar sobre dinheiro é quase um tabu e raramente é ensinada a forma correta de tratar os rendimentos, tanto em casa como na escola, distanciando as pessoas de terem um relacionamento saudável com ele.

“Todas as pessoas que desejam lidar com as finanças e mudar a relação que tem com o dinheiro podem e devem aprender educação financeira. Nunca é tarde para começar. Ler bons livros, estudar mais a fundo sobre o assunto, participar de palestras, workshops e cursos, são dicas importantes para ter uma vida financeira sadia”, revela.

Básico

Valéria explica que um grande número da nossa população conhece apenas o básico sobre educação financeira, gasta mais do que ganha, não possuem reserva de emergência ou oportunidade, estão propensas a dívidas e não conseguem fazer algum tipo de investimento.

“Quem não domina suas finanças, dificilmente alcançará sua independência financeira e sempre terá a sensação de que trabalha e nunca sobra dinheiro. Aquele que domina suas finanças, gasta com consciência, é mais organizado, planeja o futuro, não se endivida, ganha sempre mais e aprende a investir. Essa base é importante”, ressalta.

Ferramentas

A professora ainda expõe que o saber da educação financeira oferece ferramentas de gestão como: levantamento e organização da situação financeira, plano de ação, construção da reserva de emergência, planejamento das metas e investimento de curto, médio e longo prazo. “Um bom planejamento financeiro pode ajudar as pessoas em épocas de crise, por exemplo, pois permite tornar o indivíduo consciente de sua situação atual para tomar decisões assertivas que envolvam dinheiro, evitando riscos e criando oportunidades.

A primeira dica de Valéria para quem quer ter as finanças saudáveis é começar com uma reserva de emergência ou oportunidade de pelo menos 6 meses equivalente ao seu custo de vida, ajuda a estar preparado para futuros imprevistos. No início parece difícil, mas comece com uma pequena reserva e na medida que vai criando o hábito de investir, seu montante começará a aumentar de forma significativa.

Disciplina

Para a administradora, a Educação Financeira deveria ser disciplina curricular para crianças e jovens. “Não é à toa que a educação financeira foi incluída na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação infantil e no ensino fundamental, que pode ser trabalhada nas disciplinas de matemática, português e ciências nas escolas públicas. Ela também perpassa várias outras disciplinas como um tema transversal, pois, dialoga com as diversas temáticas dos currículos do ensino infantil, fundamental e médio. Aprender bons hábitos, desde criança, sobre educação financeira promove um relacionamento saudável com o dinheiro e forma pequenos cidadãos que viverão bem com o que ganham de forma saudável”, finaliza, explicando que o Senac tem cursos sobre educação financeira, aberto a todas as idades. Mais informações pelo site, acessando aqui ou pelo (73) 3162-7300 e (71) 3186-4000 (WhatsApp). 



DICAS DE VALÉRIA MODESTO

Se você:

✓ Trabalha para pagar contas;

✓ Compra por impulso;

✓ Vive entrando no cheque especial e empréstimos;

✓ Usa o cartão de crédito como complemento do seu salário;

✓ Não tem ou não sabe o que é reserva de emergência ou oportunidade;

✓ Trabalha e nunca sobra dinheiro;

✓ Fecha o mês sempre no vermelho;

✓ Vive adiando seus sonhos.

Provavelmente precisa aprender um pouco mais sobre Educação Financeira.

Para aprender mais:

Livros:

✓ Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker;

✓ Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki;

✓ Casais Inteligentes Enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi;

✓ Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi;

✓ Do Mil ao Milhão – Thiago Nigro;

✓ Me Poupe! Nathália Arcuri.

Filmes:

✓ O Lobo de Wall Street;

✓ A Grande Aposta;

✓ Os Delírios de consumo de Becky Bloom;

✓ Até que a Sorte nos separe;

✓ Documentário Vivendo com Um Dólar;

Apps de controle financeiro:

✓ Organizze;

✓ Minhas economias;

✓ Guiabolso;

✓ Mobills.


Imagens: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sebrae promove palestra ‘ Como Obter Crédito para Minha Empresa’ 

Ação conjunta da Cippa e 8º BPM encerra ‘Paredão’ e apreende equipamentos 

TST: fazenda que mantinha prática de trabalho escravo tem audiência em 10 de abril

Aumentam casos de dengue no bairro Casas Novas

2ª edição do Conexão Estrela acontece em Trancoso