Bahia lança programa de qualificação gratuita para mulheres

O Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, lançou o Programa EmpoderADAs, em que serão disponibilizadas cinco mil bolsas gratuitas em cursos ligados à área de tecnologia e mentoria de carreira para mulheres, com foco também em estudantes da rede estadual de ensino. A ação visa fortalecer a participação das mulheres baianas na área da tecnologia da informação.

Com o apoio das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Educação (SEC) e da startup Womakers Code, o programa tem a missão de inspirar e impulsionar meninas e mulheres que desejem ingressar ou se especializar em carreiras ligadas à tecnologia e inovação. O nome foi escolhido em homenagem a Ada Lovelace, mulher reconhecida como a primeira programadora da história a escrever um algoritmo para ser processado por uma máquina analítica de Charles Babbage. Ela desenvolveu algoritmos que permitem que a máquina compute os valores de funções matemáticas e ainda publicou uma seleção de notas sobre a máquina analítica.

“O mercado de trabalho da CTI exige que tenhamos pessoas qualificadas para postos que ainda não foram ocupados na Bahia. Precisamos de mais mulheres no poder”, afirma a secretária da Secti, Adélia Pinheiro. “Acreditamos que quando uma mulher dá um passo, todas estarão mais próximas da vitória. Isso significa que a partir do momento que ajudamos mais mulheres a entrar no mercado de trabalho e a permanecerem nele, elas vão começar a trazer mais mulheres, porque elas vão entender que aquele é um espaço que nós podemos ocupar”, diz a fundadora da Womakers Code, Cynthia Zanoni.

Serão 12 cursos, disponibilizados de maneira online pela plataforma da startup. Além dos cursos gratuitos, o Empoderadas também irá ofertar mais de cinco mil vagas para eventos online que serão realizados mensalmente pela Womakers Code. Os eventos estarão focados em prestar mentoria e guia de carreira para as mulheres que fazem ou querem fazer parte do mercado de trabalho nessa área. As inscrições podem ser feitas no site do programa.


Com informações da SECTI

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

A pandemia que não acaba

Governo e Veracel anunciam construção de nova rodovia estadual

Inédito: Chico Cesar e Geraldo Azevedo juntos no L´Occitane

Com chapa única, OAB-Porto Seguro tem eleição dia 24/11

Câmara da Mulher Empreendedora realiza posse de coordenadores

© 2022 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade