Estudantes da Bahia terão recursos educacionais durante o ensino remoto

 

Material didático impresso, o Canal TV Educa Bahia, com transmissão específica para os estudantes, com aulas remotas e outros vídeos, além de encontros virtuais. A Secretaria da Educação desenvolveu diversos recursos educacionais para a volta às aulas, dia 15/03, de forma inteiramente remota. Os recursos educacionais foram pensados visando atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, inclusive aqueles que não possuem acesso à internet.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou as estratégias para atrair e fidelizar os alunos. “Nós temos um programa de bolsa, de monitoria, são 52 mil vagas para os estudantes matriculados receberem uma bolsa de R$ 100 por mês, é o Mais Estudo. Além disso, nós temos os programas estruturantes de cultura, de arte, de esporte, mesmo em pandemia. E temos, naturalmente, um conjunto de material didático muito qualificado que são os cadernos orientadores, que os estudantes e os professores não terão dificuldade de acessar e de usar”, afirmou.

Jerônimo diz que nenhum estudante vai ficar sem matrícula. “Todos os estudantes da rede estadual que estavam matriculados em 2019 e em 2020 estão matriculados automaticamente na nossa rede, não precisam se preocupar. Os novos estudantes, da rede particular, ou da rede municipal, de qualquer município da Bahia, que já concluíram o ano de 2020, podem tranquilamente, fazer a pré-matrícula pelo site da Secretaria (www.educacao.ba.gov.br) e começar a estudar. Os estudantes que não concluíram seu ano letivo de 2020, aguardaremos”.

 

Governo assina convênio com a Coelba para acesso à internet banda larga

Um convênio, assinado entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra), com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) dará novo impulso à universalização da internet banda larga em território baiano. O acordo, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (10), permitirá a interiorização da rede de fibra ótica a serviço da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) utilizando a rede de transmissão elétrica, que oferece uma infraestrutura de postes para lançamentos de cabos.

A iniciativa possibilita às escolas e universidades do estado da Bahia internet banda larga de alta velocidade, bem como a futura utilização da rede por provedores locais, fazendo com que a população também receba internet de melhor qualidade em suas residências.

Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, essa é uma oportunidade para que a tecnologia possa chegar em lugares que ainda não foram alcançados. “Quando surgiu a internet, ela cumpria um papel diferente, mas com o passar dos anos, levar conexão de qualidade à população, inclusive com o nosso foco para universidades e escolas, se tornou essencial”. O convênio firmado ajuda também na aceleração de projetos de conectividade que já estão sendo realizados nas cidades de Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Guanambi, Itaberaba, Ilhéus e Itabuna, bem como cidades previstas para este ano (Irecê, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Juazeiro).

Inclusão digital

Atualmente, a RNP já executa programas ligados não somente à conexão de instituições de ensino superior, mas também de escolas (Educação Conectada) e outros programas que atingem as áreas de Cultura (Cinema em Rede), Medicina (Rede Universitária de Telemedicina), dentre outros, além de compartilhar infraestrutura com os provedores locais.

A consolidação e expansão da Rede Integra Bahia é semelhante a um convênio firmado no estado de Pernambuco com a CELPE, também pertencente ao Grupo Neoenergia. “Essa é uma parceria estratégica, especialmente nesse momento em que a internet é de extrema necessidade para a educação com a rápida expansão das aulas remotas. A Coelba e a Neoenergia seguem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que colocam parcerias e meios de implementação em prol dos objetivos como metas globais a serem atingidas até 2030”, destacou o diretor presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini.


Fonte: Secom GovBA - Fotos: Mateus Pereira