UFSB inicia três novos cursos em 2021

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, anunciou a oferta de três novos cursos de graduação: Engenharia Sanitária e Ambiental, Jornalismo e Gestão Pública e Social. Todos sediados no Campus Sosígenes Costa, na Rodovia BR 367, em Porto Seguro. As aulas tiveram início em 22 de fevereiro, de forma remota.

De acordo com o professor Elfany Reis, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 2020 a UFSB deu início à expansão de oferta de cursos de graduação nos campus universitários. Para tanto, realizou uma consulta dentro e fora da universidade, nos centros de ensinos, redes sociais, colégios da rede pública e particular da região e rádios comunitárias, para conhecer as necessidades regionais. “Divulgamos um formulário de intenção de cursos, para entender em quais cursos a população teria interesse. Tivemos um retorno expressivo de respostas, do qual a Engenharia Sanitária e Ambiental foi o mais indicado”, diz.

Durante a consulta, detectou-se “que a região Sul da Bahia possui uma diversidade de conflitos ambientais e sanitários, embora seja uma região rica em biodiversidade”, conforme o coordenador. Dentre as questões levantadas estão os diversos empreendimentos e a necessidade de adequação, avaliação de impacto e licenciamento; a necessidade de adequação da qualidade da água e da coleta de efluentes; a regularização dos aterros sanitários e o fim dos lixões; e a conservação de todo esse sistema ambiental. “São demandas que a região precisa sanar”, afirma o professor Elfany. O curso surge como fonte de capacitação e formação de profissionais aptos para a resolução desses problemas.

São 40 vagas, para formação em cinco anos, com aulas em período integral. O ingresso no curso se dá de três formas: por regime de ciclos, para quem já é estudante da UFSB nos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares, e, após concluírem os cursos se candidatam a uma vaga pela seleção interna; por meio do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, para todos que fizeram Enem em 2021; e para portadores de diploma, caso já tenham um curso superior. Para todas as formas de ingresso, os candidatos devem ficar atentos ao calendário acadêmico da UFSB, no site da instituição (www.ufsb.edu.br).

Além dos novos cursos, a UFSB oferece graduação em Licenciatura para: Artes, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Códigos, e Matemática e Computação. Já o bacharelado é oferecido em Artes, Ciências, Humanidades, Ciências Biológicas, Oceanologia e Engenharia Sanitária e Ambiental, Antropologia, Direito, História, Artes do Corpo em Cena e Som, Imagem e Movimento.