UFSB: artigos premiados integram dossiê temático sobre o SUS

Com o foco na formação de novos profissionais e na concepção do atendimento básico que a revista científica Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde (REVISE) publicou uma nova edição com a temática “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica”. O dossiê especial é composto dos trabalhos premiados no 3º Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia.

Quatro desses artigos são assinados por docentes e estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia integrantes do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPc). A professora Maria Luíza Caires Comper, que orientou e é co-autora dos trabalhos publicados, conta que ela e os estudantes sob sua orientação levaram sete textos ao congresso com resultados de pesquisas de Iniciação Científica (IC), atividades de ensino e projetos de extensão, todos relacionados com a saúde pública, seja acompanhando atendimentos nos postos ou discutindo e relatando experiências da formação de novos profissionais da área.

Dentre os aspectos presentes nos trabalhos, unindo temas distintos como a saúde do trabalhador, da gestante e a formação de novos trabalhadores especializados estão o emprego de metodologias pedagógicas mais participativas, o uso de técnicas voltadas para a educação em saúde como ferramenta de conscientização e a valorização do SUS como espaço de promoção e proteção da saúde.

Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador

Um dos artigos é intitulado Diagnóstico de demandas ocupacionais no território e intervenção em saúde do trabalhador: um relato de experiência, assinado por Maria Luiza Caires Comper, Lohana Guimarães S Souza, Maísa Miranda Coutinho e Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves. Nele, a equipe relata a experiência realizada no componente curricular Saúde e Trabalho, do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, com a adoção de metodologia de aula invertida e o foco no aprendizado de Segurança do Trabalho dentro do currículo de profissional de saúde.

A proposta realizada era aprender e experimentar métodos de mensuração de riscos laborais e condições sociais, econômicas e culturais da ocupação e do próprio território para diagnosticar a situação dos trabalhadores no território de Vila Santa Isabel, distrito do município de Ibicaraí e também conhecido como Quilômetro 41. Mas o relato não para na identificação dos problemas: a equipe também preparou uma intervenção na qual a educação popular em saúde e materiais para a comunicação foram ferramentas importantes para a participação dos próprios trabalhadores na discussão e adaptação das melhorias propostas para a segurança laboral.

O trabalho permitiu um contato diferenciado com o tema da saúde e a segurança do trabalho, com a escuta da equipe da UBS e dos trabalhadores. A professora Maria Luiza comenta que essa opção pedagógica ofereceu visão teórica e prática sobre essas dimensões: "A experiência adquirida permite que o estudante tenha uma perspectiva ampliada dos determinantes de saúde em um território, incluindo as condições de trabalho, muitas vezes pouco considerada pelos profissionais de saúde. Também permite que o estudante vivencie todas as etapas de um processo de diagnóstico e intervenção para a promoção de saúde em um território, reconhecendo que o cuidado em saúde precisa ser ampliado para além do diagnóstico e tratamento de doenças."

No paper seguinte, Acidentes de trabalho por distúrbios osteomusculares registrados no Brasil entre 2006 e 2017, Jeniffer de Araújo Abreu, Larissa da Silva Vieira, e a professora Maria Luiza Caires Comper descreveram os resultados de pesquisa epidemiológica a partir dos dados extraídos do Anuário Estatístico da Previdência social. O intuito foi descrever a incidência e as características dos acidentes de trabalho decorrentes de distúrbios osteomusculares ocorridos no Brasil durante o período de 2006 a 2017. O foco foi dirigido para a notificação de casos envolvendo as afecções musculares e ósseas agregadas sob a sigla LER/DORT ("Lesões por Esforço Repetitivo", termo em fase de substituição por "Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho"), uma vez que esses casos são equiparados aos acidentes de trabalho para efeito de concessão de benefício-acidentário. Os resultados apontam para uma tendência de subnotificação dos casos e consequente redução de pagamento do benefício aos trabalhadores afetados. Esse achado aponta a necessidade de fortalecimento das ações de vigilância em saúde do trabalhador na Atenção Básica como uma forma de evitar a subnotificação dos casos, ampliar as ações de promoção da saúde e compartilhar conhecimentos sobre prevenção de acidentes com os trabalhadores. Dentre as possibilidades de ações para sanar o problema, a professora Maria Luiza pondera que o ponto de partida é melhorar as condições dos profissionais à frente do contato com a população.

Formação em saúde e a experiência das gestantes em uma UBS

Outro artigo constante do dossiê é intitulado Gestação, Parto e Puerpério na perspectiva de gestantes de uma Unidade Básica de Saúde, assinado por Larissa da Silva Vieira, Jeniffer de Araújo Abreu, Karen Kessy Souto Paulo, Lavínia da Silva Menezes, Luiza Bastos Martins e Maria Luiza Caires Comper. O texto relata experiência de ensino realizada na Unidade Básica de Saúde José Maria Magalhães Neto, ligada ao módulo III, em Itabuna, pela turma do componente curricular "Propedêutica Clínica dos Problemas de Saúde da Gestação, Parto e Puerpério", do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. Esse componente se volta à apresentação e discussão de diferentes processos que ocorrem durante a gravidez, o parto e o período de recuperação pós-parto, bem como a preparar os estudantes e futuros profissionais para produzir dados significativos sobre esse ciclo. O objetivo da atividade foi fazer com que a turma se experimentasse no contato com as gestantes e se preparasse para atuar na educação para a saúde de mulheres em gestação. O método usado articulou contatos e coletas de informações junto à equipe da UBS ao uso da técnica de "roda de conversa", feito com a finalidade de ouvir as gestantes e sanar dúvidas que elas tivessem em relação aos diferentes processos que ocorrem durante e após a gestação.

O quarto texto premiado e publicado no dossiê é o artigo Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica: Um caminho complementar para a formação em saúde, escrito por Brenda Santana Almeida, Carolyne de Santana Santos, Maria Luiza Caires Comper. Nele, as autoras relatam a experiência do NESPc como proposta e ação que unificou pesquisa, ensino e extensão, os pilares da ação universitária. Como registros, a equipe contabiliza trinta sessões de ensino, quatro oficinas de capacitação, dois eventos científicos, cinco ações de educação em saúde, dois projetos de pesquisa e vinte e seis resumos submetidos e aprovados para apresentação em eventos. O percurso do NESPc mostra como é possível inovar no treinamento e formação de mais profissionais de Saúde com atenção para a realidade vivida pela população, e como trabalhar pela melhoria desse contexto.


Fonte: Ascom UFSB