Campanha estimula jovens e adultos a voltarem para a escola

A Prefeitura de Porto Seguro está intensificando a campanha para estimular jovens, adultos e idosos que não conseguiram concluir seus estudos no período regular, a retornarem aos bancos escolares. Para isso, estão sendo ofertadas em todo o município mais de 5 mil vagas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), para os alunos com idade a partir de 15 anos, em 27 escolas da rede municipal de ensino.

"Nosso foco é atender uma demanda que sabemos que existe no município, trazendo de volta esses alunos para a sala de aula", afirma o coordenador técnico da EJA (Educação de Jovens e Adultos), Neilton da Cruz. Segundo ele, estudos da ONU indicam, entre outros benefícios, que mulheres que voltam para a escola dão melhor atenção à própria saúde e das pessoas que elas cuidam.

"Esses alunos usam a leitura para ler a Bíblia, tirar habilitação, conseguir um emprego melhor e ajudar no desempenho escolar de filhos e netos", salienta o coordenador. A EJA é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio, que recebe os jovens e adultos que, por qualquer motivo, não completaram os anos da educação básica em idade apropriada.

Em Porto Seguro existem vagas disponíveis na sede, bairros, povoados, aldeias indígenas e também direcionadas para comunidades específicas, como ciganos e servidores da limpeza pública.  Para eles, as aulas são ministradas pela professora Lucimara, em duas turmas, na garagem da prefeitura e Colégio Paulo Souto, no Complexo Frei Calixto.


Fonte: PMPS