Guia alimentar da UFSB visa auxiliar hábitos saudáveis de estudantes

Alimentação saudável é um desafio para quem vive a correria dos dias atuais. Para ajudar nesta questão, a UFSB criou o Guia Alimentar para Universitários, que completa em junho, dois meses de lançamento. O material é resultado de uma iniciativa do Setor de Promoção à Saúde Estudantil, da Coordenação de Qualidade de Vida, da PROSIS/UFSB, e o lançamento celebra o primeiro ano da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (REBRAUPS) e o ingresso da UFSB na referida Rede.

Com 30 páginas e uma apresentação atrativa e dinâmica, o guia tem o objetivo de auxiliar a construção de hábitos saudáveis dos alunos e promover melhor qualidade de vida. Está organizado em dez capítulos, divididos por temas que vão desde o processo de produção do alimento até a sua manipulação segura. No final, algumas receitas estão disponíveis para inspirar e contribuir com a autonomia alimentar dos estudantes de forma prática, dando a eles possibilidade de aliar alimentação saudável e a rotina puxada de estudos.

Dentre os assuntos abordados, estão o uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC ́s), a diferença entre os alimentos hidropônicos, orgânicos e agroecológicos; a influência da redução de consumo de carne na sustentabilidade; a construção de hortas caseiras; diferença entre alimentos in natura, processado e ultra processado e um planejamento de refeições. Também estão disponíveis informações sobre técnicas congelamento, com branqueamento eficaz e dicas de embalagem.

Para ter acesso ao Guia Alimentar para Universitários, clique aqui.