Apicultores formam Comitê Gestor para fomentar o setor

Apicultores de Porto Seguro, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, IFBA, Instituto Mãe Terra e Associação Indígena da Aldeia Velha Pataxó formaram, neste mês de julho, o Comitê Gestor Municipal da Apicultura de Porto Seguro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter).

O Programa é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas.

Em conjunto com as parcerias, o Plano de Ação Territorial da Apicultura da Costa do Descobrimento terá como objetivos fortalecer a cadeia produtiva, incorporar inovações tecnológicas, potencializar a cooperação dos agentes econômicos e institucionais, elevar os canais de comercialização e promover o financiamento integrado e orientado aos apicultores.

As próximas etapas serão para a construção e execução do PAT amparado em seminários, palestras informativas, oficinas de crédito, dias de campo, organização de feiras e outras ações potencializadoras para os apicultores.

De acordo com a diretoria regional do banco, as linhas de crédito serão de acordo com o perfil do apicultor, que poderão ser atendidos com linhas de financiamento pelo Agroamigo. Na linha Crescer, os financiamentos poderão chegar até R$ 5.000,00, com taxas de juros de 0,5% a.a., prazo de até dois anos para pagar e bônus de 25%. Já na linha Mais Alimentos, as propostas poderão ser de até R$ 15.000,00, com taxas de juros pré ou pós-fixadas do PRONAF e prazos de até 08 anos.

Os demais comitês serão formados em Eunápolis, Guaratinga, Itabela e Itagimirim, cidades que fazem parte do Plano de Ação Territorial da Apicultura Costa do Descobrimento.


Fonte e foto: Secretaria Municipal de Agricultura - Ascom Prefeitura de Porto Seguro