Alda Andreia lança “Mulheres...”, seu primeiro livro de poesias

No Dia Internacional da Mulher, 08/03, a escritora Alda Andreia Therkovsky lança seu mais novo livro, o primeiro de poesia.  “Mulheres - Poemas em Frente e Verso" é totalmente dedicado a elas, que ajudaram a escrever a história de Porto Seguro. A noite de autógrafos acontece às 19h, no espaço Delícias do Outeiro. Com exclusividade, a autora conversou com o Jornal do Sol e contou sobre o livro e a inspiração para a concepção da obra.

Entre a ideia e a publicação foram 3 anos de muita pesquisa, escrita, entrevistas, aprovações e alterações. “A inspiração para o livro veio da cobrança de uma amiga, que insistia que eu deveria lançar meu primeiro livro de poemas. Tenho quatro romances, dois infantis e uma tese, mas nunca desejei publicar poesias. Como não gosto do lugar-comum, pensei em fazer um livro de poesias diferente”.

Foi aí que Alda uniu a ideia de convidar, a princípio, algumas amigas para posarem de acordo com o tema dos poemas. “E elas adoraram! Na sequência, recuperei um material de pesquisa feito há mais de dez anos sobre as mulheres que fizeram história em Porto Seguro, a começar de 1500. A primeira foi o índia Inaiá”, revela, e assim o livro começou a crescer e ganhar um contexto histórico.

Dona Ida

Entre os anos de 1998 e 1999, Alda fazia parte da associação de Mulheres de Negócio de Porto Seguro e dona Ida Rosatelli que também era membro, pediu que ela escrevesse sobre as mulheres que fizeram história em Porto Seguro. “Dona Ida sonhava em fazer esse resgate para preservar as memórias dessas mulheres guerreiras. Com o auxílio dela aceitei a propostas e iniciei a pesquisa. Na ocasião tive a oportunidade de entrevistar algumas mulheres, como Raydahlia Bitencur, Maria Boneca e outras, além do trabalho de pesquisa histórico. O livro em questão seria lançado pela associação, mas pouco tempo depois a entidade foi desfeita e o projeto arquivado. Porém, eu tive o cuidado de guardar todo o material de pesquisa”.

A escritora revela que personagens como Leonor de Pero Tourinho e Josefina da cova da moça fazem parte da obra. “Ao todo 71 mulheres compõem o livro, que tem um poema para cada mulher e um breve histórico, além de lindas fotos. A proposta foi que cada mulher servisse de modelo para uma determinada poesia do universo feminino. Conciliar e atender a todas para que se sentissem valorizadas e respeitadas foi uma tarefa difícil, que gerou stress, ansiedade e muito cansaço. Porém, eu sempre tive a certeza que no final tudo valeria a pena”, destacou.

Universo único

Alda salienta que aprendeu muito com o livro, pois teve a oportunidade de conhecer de perto cada uma das mulheres descritas e poetizadas. Elas são um universo único. Cada uma - a seu modo – contribuiu e contribui de forma positiva na construção de uma Porto Seguro melhor.

“Manter viva a memórias das mulheres dessa nossa cidade linda é de fundamental importância. Aqui começou o Brasil. Aqui temos as histórias mais antigas. Aqui temos a lenda de Inaiá, Leonor de Campo Tourinho - a primeira donatária do Brasil, temos Josephina - a moça da cova da moça. Temos Dona Linoca - a professorinha leiga que impediu um grupo de revolucionários de invadir a prefeitura, nos anos 1920, e muitas outras. Aqui temos histórias que só aqui tem”, finalizou.

O livro que poderá ser adquirido no evento de lançamento ao custo de R$50, teve aporte da Prefeitura de Porto Seguro para a edição. Outros custos como diagramação, fotografo, material, entre outros foram custeados pelas mulheres, personagens da obra.


Imagem: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

UFSB lança edital para empresas poderem contratar estagiários

Instituto Descobrir promove curso intensivo de música

Mastercard Jazz Trancoso encanta moradores e turistas

'Tazinho: o Homem e o Mar' entra em exibição em março

De Trancoso a Nova Iorque: "Os Construtores" entra em festival nos EUA