Alunos e professores criam jogo artístico durante a quarentena

Diante das orientações de saúde para o isolamento social, em decorrência das medidas de combate ao coronavírus, um grupo de alunos e professores da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) criou, de forma colaborativa, um jogo artístico-criativo de desafios diários. A ação, intitulada: “40tena de Desenho”, é realizada pela internet e tem como objetivo dar continuidade às pesquisas e aos processos desenvolvidos no Núcleo de Arte da FAOP, além de promover a arte como vínculo afetivo durante a quarentena.  

O jogo é dividido em quatro fases. Cada fase tem seu grau de dificuldade, a partir do direcionamento temático e das possibilidades de material e execução prática. A ação se inicia com um participante desafiando um membro do grupo em um tema artístico a ser trabalhado. Em seguida, o desafiado provoca outro participante, até todos serem contemplados. No fim do dia, as produções artísticas são publicadas nas redes sociais de cada participante com as hashtags: #desafio40tena e #faopdesafio40tena.

O aluno do Programa de Formação em Artes da FAOP, Cláudio Zarco, um dos membros do “40tena de Desenho”, afirma que “o jogo serve como um modo preventivo artístico e como uma proposta alternativa para superar o isolamento. Divertido, eufórico, prazeroso e desafiador, são algumas das definições que os participantes caracterizam a proposta. Todos esses sentimentos são envolvidos por uma atitude de superação de limites, bloqueios e avanços na compreensão do conceito de desenho e suas aplicações na contemporaneidade”, explica.

O professor de Desenho da FAOP, César Teixeira, ressalta que “os alunos são os grandes articuladores do jogo. Há trocas significativas e isso está sendo muito produtivo”. Ana Fátima Carvalho, professora de Gravura, também aponta a importância das interações promovidas pelos participantes. “Está sendo uma surpresa, porque os desafios são bem interessantes. Ninguém está repetindo desafio. Os alunos estão extremamente empolgados. Estamos muito felizes, porque é uma forma da gente estar junto com eles, de estar interagindo, sem perder o vínculo com o grupo todo”, conta.

Participam do desafio os artistas: Ana Fátima Carvalho, César Teixeira, Cláudio Zarco, Crisbeatriz, Danielle dos Anjos, Gilda Nogueira, Jacque Bittencourt, João Zucco, Maria Luísa, Nicoly Louise Fogaça e Tatiana Freire.

Conheça um pouco mais sobre os artistas participantes:

Ana Fátima Carvalho: Artista Plástica/ Gravurista/ Arte-Educadora/ Produtora Cultural na Montagem de Exposições e Eventos/ Formada em Artes Plásticas pela FAOP/ Professora de Gravura da FAOP.

César Teixeira: Artista Plástico/ Arte-Educador/ Professor de Desenho da FAOP/ Licenciatura em Artes Visuais (Centro Universitário Claretiano-SP)/ Especialização em Educação Infantil (UNI-BH)/ Bacharelado em Ciência da Computação (UFOP-MG).

Cláudio Zarco: Ator/ Performer/ Licenciado em Teatro (UNIR-RO)/ Fisioterapeuta (FIMCA-RO)/ Integrante do Núcleo Curare (Porto Velho-RO)/ Integrante da Beradera Cia. de Teatro (Porto Velho-RO)/ Mestrando em Artes Cênicas (UFOP)/ Aluno do Curso de Formação em Arte da FAOP.

Crisbeatriz: Graduada em Administração (Faculdade Católica de Curvelo-MG)/ Aluna do Curso Técnico em Conservação e Restauro e do Curso de Formação em Arte da FAOP.

Danielle dos Anjos: Atriz/ Arte-educadora/ Produtora Cultural/Licenciada em Artes Cênicas (UFOP-MG)/ Integrante do Grupo Teatro do Dragão (Mariana–MG)/ Aluna do Curso de Formação em Arte da FAOP..

Gilda Nogueira: Artista Plástica/ Desenhista/ Produtora de Feiras Livres/ Bacharel em Comunicação Social - Publicidade (PUC-MG)/ Aluna do Curso de Formação em Arte da FAOP.

Jacque Bittencourt: Artista Plástica/ Vitralista/ Tatuadora/ Arte-educadora/ Licenciada em Artes Visuais (UNB-Brasília) e Pedagogia (UNB-Brasília)/ Ministra oficinas na FAOP.

João Pedro Zuccolotto: Artista plástico/ Arte-Educador/ Fotógrafo profissional/ Produtor de eventos filantrópicos/ Designer Gráfico (Faculdade Presbiteriana Mackenzie-SP)/ Aluno do Curso de Formação em Arte da FAOP.

Maria Luísa: Dançarina independente/ Pesquisadora em Artes/ Psicóloga/ Mestrado em Artes (EBA/UFMG)/ Pós-graduação em dança e consciência corporal (Estácio de Sá).

Nicoly Louise Fogaça: Psicóloga/ Performer/ Arte-educadora/ Aluna do Curso de Formação em Arte da FAOP.

Tatiana Freire: Aluna do Curso Técnico em Conservação e Restauro e do Curso de Formação em Arte da FAOP/ Graduada em Enfermagem (PUC-MG)/ Especialista em Epidemiologia (UFMG).


 Texto: Filipe Barboza