Regularização do Título de Eleitor pode ser feita até 4 de maio

Para poder exercer seu direito ao voto é necessário estar quites com a Justiça Eleitoral em 2022. Os eleitores que têm pendências com o Tribunal Superior Eleitoral tem até o dia 4 de maio para regularizar seu título.

A novidade é que pelo próprio aplicativo do TSE - o e-Título – dá para regularizar o cadastro. Disponível para download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Criado em 2017, o e-Título permite baixar a via digital do título com todas as informações armazenadas de forma segura e possibilita o acesso à situação cadastral, o cadastramento como mesário voluntário e a obtenção das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além de contar com um layout de simples navegação, o sistema é acessível para pessoas com deficiência visual.

Biometria

Para quem já realizou o recadastramento biométrico, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto do eleitor, facilitando, assim, a identificação na hora do voto. Já para quem não tem a biometria, é necessário apresentar documento original com foto ao mesário no dia das eleições.

Mesmo com a resolução do TSE n° 23.637/2021, que exime os eleitores de terem os títulos cancelados a partir de janeiro de 2021 em função do agravamento da pandemia da Covid-19 no país é interessante regularizar a situação, principalmente se o eleitor já possui três ausências das eleições não justificadas.

O título cancelado, além de impedir o voto, pode trazer outras consequências, como a proibição da obtenção da carteira de identidade e passaporte, a impossibilidade de inscrição em concurso público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações. Mais informações acesse aqui


Com informações do Tribunal Superior Eleitoral Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura estabelece novas normas para circulação de ônibus de turismo

Porto Seguro terá curso de Direito 5.0 pela Rede UniFTC

Porto Seguro: fim de semana de inaugurações e lazer

Elaboração do Programa Nacional de Turismo Gastronômico entra na reta final

Saque do abono salarial PIS/Pasep já pode ser realizado