Festival Enchefs realiza sua final em Porto Seguro

 

Nesta sexta-feira, Porto Seguro recebe a final do Festival Enchefs Bahia, no Senac. Ao todo, 4 chefs competem no concurso gastronômico, a partir das 9h, em uma prova prática de preparo de pratos.

A disputa garante a vaga para representar o Estado da Bahia no Prêmio Nacional Dólmã, considerado o ‘Oscar da Gastronomia Brasileira’, e suas cidades. E, no caso de Porto seguro, também seus distritos, como é o caso de Edivalda (Didico) Alves, a representante de Trancoso. Os ouros finalistas são Claudesson Jesus, de Itabela; Victor Pessoa, de Nova Viçosa; Margareth Leandro, de Corumbau.

Segundo a coordenadora estadual do festival, Iza Souza, o evento teve 16 inscritos, porém só quatro se enquadraram nas normas estabelecidas em edital pelo Instituto Multidisciplinar. “Para concorrer, o chef precisa ser baiano e ter no mínimo 5 anos de atuação na área da Gastronomia, além de seguir o tema do festival: Saberes e Sabores da cozinha afroindígena”, explicou.

Realização

O evento que tem realização do Instituto Multidisciplinar, coordenação da chef Iza Souza e apoio da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e Senac.

Iza revela que a expectativa é trazer visibilidade para a Gastronomia local. “Ainda queremos fazer o resgate de nossa cultura gastronômica e mostrar que no interior do Estado, há ótimos e competentes profissionais da Gastronomia e que precisam de visibilidade”, reiterou.

Cerimônia

Já no período da noite, acontecerá a cerimônia de encerramento que contará com a presença de parceiros e sociedade civil, com um painel de debate sobre a importância do turismo gastronômico, mostra dos pratos participantes das seletivas, divulgação dos premiados do Enchefs Bahia e entrega de certificado aos chefs que irão representar o estado da Bahia no Prêmio Nacional Dólmã. A noite ainda será abrilhantada com apresentações do Instituto Descobrir (Jazz), e de banda de forró local.

O prefeito Jânio Natal se revelou feliz por receber a etapa estadual deste importante Festival. “É importante promover a oportunidade dos nossos profissionais da gastronomia participarem da seletiva e ir representar a Bahia na disputa nacional, além de ser uma forma de alavancar também nosso turismo gastronômico, levando-os para o Brasil e para o mundo”, disse.


Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Fake news: é preciso atenção com informações falsas sobre pesquisas

Profissionais da RDC Viagens participam de curso da WAM Hotéis

Veracel e parceiros promovem Dia de Campo na Fazenda Bom Sossego

Tradição: Forró dos 40 abre festejos juninos em Porto Seguro

Tonhão reúne grande público na última noite do festejo junino