Divórcios crescem 16% na Bahia

Em julho de 2020, foi criada a plataforma e- Notariado, o que deu acesso mais rápido e fácil aos cartórios de notas na Bahia. Com isso, em meio à pandemia do Covid-19, aqueles que desejavam se separar de seus cônjuges, encontraram, por meio de videoconferência com o tabelião de notas, uma fora simples de se divorciar e os números deixam bem claro que o serviço agradou. Em 2021, a procura por este serviço cresceu 16% em relação ao ano anterior,  com mais de 2,5 mil registros. Em 2020, foram 2.170 divórcios na Bahia.

Já no Brasil em 2021, o aumento de divórcios chegou a um recorde histórico, contabilizando 80.573 atos desde o início da série em 2007. Os dados constam da Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), plataforma de dados administrada pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), entidade que reúne os 8.580 Cartórios de Notas do País.

Segundo o presidente do CNB/BA, Giovani Gianellini, o número de divórcios em Cartórios de Notas vinha crescendo na Bahia. “Com a pandemia e consequentemente, o isolamento, as pessoas não estavam conseguindo resolver algumas questões particulares, o que explica o aumento de atos no ano seguinte. O crescimento também deriva da facilidade de agora os atos poderem ser realizados de forma online e à distância, trazendo praticidade e vantagens”, destaca.

Como fazer

Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (acesse aqui). Com um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

O agendamento para a videoconferência é feita pelo Cartório de Notas de sua escolha. A escritura do divórcio também é assinada digitalmente e segue o padrão nacional como a da declaração do Imposto de Renda. Os serviços da plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.


Com informações da CNB Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tudo pronto para o Super PraiaMed, no Uíki Arraial d’ Ajuda

Jogos Indígenas tem início nesta segunda-feira

Aniversário do Brasil tem mostra cultural, música e esquadrilha da fumaça

Universidades Estaduais terão concurso para professores

Cabrália tem novo secretário de Turismo