Imagens de câmeras privadas na Bahia serão utilizadas para investigar e prevenir crimes

O Governo do Estado publicou no dia 10 de março, um decreto instituindo o Projeto Câmera Interativa, que permite o uso de imagens cedidas pela sociedade civil, para auxiliar no combate à criminalidade. O projeto visa aumentar a eficácia da atuação na prevenção ou repressão da criminalidade por parte das forças de segurança. As imagens cedidas podem ser oriundas de serviços de monitoramento ou de armazenagem em nuvem (cloud). 

A participação na rede colaborativa – que tem como finalidade de ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da Secretaria da Segurança Pública (SSP) - é espontânea, livre de pagamento, sem gerar qualquer ônus para o estado e para sociedade civil, e atuante pelo tempo que o interessado julgar conveniente.

Acesso

Somente a SSP poderá acessar a gravação das imagens disponibilizadas. O acesso por demanda ocorrerá a partir do Centro de Operações e Inteligência (COI) e dos 23 Centros Integrados de Comunicação (Cicom) ou unidades policiais interessadas.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, com a iniciativa, o acesso, em tempo real, às imagens de câmeras privadas, aumentará as nossas ações de acompanhamento e de investigação. “A sociedade civil tem um importante papel no combate à violência”, ressaltou.


Com informações da Secom Gov BA Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Estudo revela que Covid é 26 vezes mais letal em não-vacinados

Veracel tem vaga exclusiva para mulheres

Supremo mantém proibição de propaganda eleitoral paga na Internet

Raízes de Porto Seguro: inscrições são prorrogadas até 18 de março

Clube da Amizade realiza campanha de sustentabilidade no dia 19 de março