Produção de soja deve alcançar 6,7 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou a estimativa de 6,7 milhões de toneladas de soja produzidas na Bahia para o ciclo 2021/2022, uma retração de 1,9% em relação ao ano-safra anterior. A estimativa para a área plantada ficou em 1,76 milhão de hectares, enquanto que para a produtividade ficou em 3.811 kg/ha. Os dados são do 2° Levantamento da Safra de Grãos, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana.

Na Bahia, o plantio irrigado da soja foi iniciado no mês passado e intensificado após o fim do vazio sanitário. Após o início das chuvas, também começou o plantio das lavouras de sequeiro. Estima-se que até o final de outubro, cerca de 9% da área esperada para esta safra já estava plantada.

No geral, a produção total de grãos na Bahia deve ficar em cerca de 11 milhões de toneladas, com área cultivada de 3,39 milhões de hectares. O boletim completo, com o panorama da produção de grãos na Bahia e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab, com monitoramento das condições de desenvolvimento das principais culturas do país, abrangendo os seguintes produtos: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale.

A partir deste levantamento, a Companhia produz, mensalmente, o Boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos e o Boletim de Monitoramento Agrícola, que fornecem informações e conhecimentos relevantes aos agentes envolvidos nos desafios da agricultura, da segurança alimentar e nutricional e do abastecimento do país. As publicações auxiliam a compreender os resultados da safra e têm como objetivo produzir subsídios para o monitoramento e a formulação das políticas agrícola e de abastecimento. Suas informações também auxiliam a tomada de decisão dos produtores rurais.


Com informações da Conab

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Câmara entrega Título de Cidadão a onze homenageados

Coral Vivo encontra no Arraial mais uma 'caixa misteriosa'

Câmara Jovem encerra atividades com ideias para projetos de lei

Câmara decide por sessões restritas e aprova autarquia municipal

Expedição Rota Cidadã YPY passa por Porto Seguro