Detran – BA adere ao Renave

O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) é um sistema desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para uso exclusivo de pessoas jurídicas que atuam no segmento de comercialização de veículos novos ou usados, e permite a transferência eletrônica da propriedade e o controle da entrada e saída de veículos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na quinta-feira, dia 16 de setembro, o sistema foi apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) em reunião com representantes de concessionárias e revendedoras de veículos.

2022

A implementação do Renave - que já se encontra disponível em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo - deve ser finalizada na Bahia até o final do próximo ano. Mais outros 12 estados estão em fase de adesão e a expectativa é que em 2022 o sistema passe a operar em todo o país.

De acordo com diretor de veículos do Detran, Lucas Machado, o intuito do programa é desburocratizar e baratear o serviço de transferência, no Estado. “As empresas terão mais agilidade e menos custos e quem compra ou vende um veículo na loja já poderá sair com a transferência realizada. O sistema aumenta consideravelmente a segurança no processo de compra e venda de veículos pois verifica, nos bancos de dados federal e estaduais, se existe impedimento para a transferência ou se há débitos e restrições” ”, afirmou, reforçando que o processo pode ser resolvido instantaneamente e com custo reduzido, diminuindo a burocracia e o tempo final.


Com informações de Ascom Detran-BA (Foto: Itailuan dos Anjos)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro tem 10 internados por Covid

Capacitações do 8° BPM são realizadas em Cabrália e Salvador

Fumacê é realizado em Arraial d’Ajuda

Road Show capacita 400 agentes de turismo de SP e MG

Prefeitura inicia vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades