Realizada primeira reunião sobre montadora de carros na Bahia

A primeira reunião do Grupo de Trabalho que foi criado pelo governo estadual para viabilizar a atração de uma nova montadora para a planta da Ford instalada na Bahia foi realizada dia 12/01/21, na sede da governadoria. Trabalhadores da Ford foram convidados a participar do grupo de trabalho. Segundo o governador Rui Costa, o GT será formado por técnicos do Estado, por membros da Federação da Indústria da Bahia e também por representantes do sindicato dos metalúrgicos. O governador afirmou que entrou em contato com a embaixada chinesa para sondar possíveis investidores asiáticos com interesse em assumir o negócio na Bahia.

“Já enviamos os primeiros documentos a embaixadas de outros países e estamos esperando que eles nos ajudem a encontrar esses fabricantes para que eles vejam que excelente oportunidade é investir no Brasil e na Bahia”, disse Rui Costa, que garantiu que o Estado vai dar o suporte necessário aos trabalhadores da Ford, inclusive com a elaboração de um banco de dados para servir de subsídio para empresas que possam vir a empregá-los.

Além do governador e de trabalhadores da montadora, participaram do encontro representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, da Casa Civil e das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“Nesse momento, toda ajuda é significativa e esse grupo já está discutindo como trazer uma nova empresa para ocupar o parque em Camaçari, um pátio que com certeza não deve ser desperdiçado”, avaliou o presidente do sindicato dos trabalhadores, Júlio Bomfim.

A reunião ocorre um dia após o anúncio da saída da montadora americana do país e o encerramento das atividades nos três parques industriais que possuía, inclusive em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Fonte: Secom GovBA - Foto: Elói Corrêa