Detran-BA retoma serviços em 24 polos regionais por hora marcada

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) retomou, dia 17/06, o atendimento em mais seis Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), exclusivamente por hora marcada no portal (www.sacdigital.ba.gov.br) e aplicativo SAC Digital. Voltaram a funcionar as Ciretrans de Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro e Serrinha, com medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Os usuários podem agendar serviços de habilitação e veículos, sendo que alguns não estarão liberados. Os procedimentos disponíveis constam no portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br). Na mesma plataforma, a pessoa tem a facilidade de baixar no celular o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) e imprimir uma cópia em casa. A emissão do documento é autorizada para quem estiver com o licenciamento atualizado.

O Detran-BA retomou parcialmente o atendimento, por agendamento no SAC Digital, nas seguintes Ciretrans: Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Barreiras, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Guanambi, Itamaraju, Itapetinga, Ipirá, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas.

Detran-BA registra a emissão de mais de 159 mil documentos de veículos pelo SAC Digital

O uso do computador e celular para obter o documento do carro ou da moto tem contribuído para o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, desde que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) passou a oferecer o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) pela internet. Até 17/06, o órgão registrou a emissão de 159.701 documentos, por meio do portal (www.sacdigital.ba.gov.br) e aplicativo SAC Digital. A maior procura partiu do interior do estado (99.458), superando Salvador e região metropolitana (60.243).

A facilidade de baixar o CRLV eletrônico e imprimir uma cópia em casa evita que a pessoa tenha que se deslocar para outro lugar. Com alguns cliques, ela consegue realizar o procedimento, mas tem que estar com o licenciamento em dia. Basta acessar o portal do SAC Digital, se cadastrar com o CPF e depois digitar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Se for pessoa jurídica, precisa informar também a placa.

A renovação do licenciamento integrado não sofreu alterações durante a pandemia e tem como referência o calendário de pagamento do imposto sobre veículos (IPVA), elaborado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo final da placa. Junto com o IPVA, o cidadão deve pagar a taxa administrativa do Detran-BA, o seguro DPVAT e multas existentes. A quitação pode ser feita no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, em caixas eletrônicos e por meio de aplicativos, ou ainda nos pátios credenciados ao órgão de trânsito.


Fonte: Detran-BA – Foto: Itailuan dos Anjos