Confirmadas as atrações do São João de Porto Seguro

A prefeitura de Porto Seguro divulgou as atrações do São João de Porto Seguro, com atrações para todos os gostos, desde o forró pé de serra tradicional, universitário, sertanejo até a sofrência.

Já estão confirmadas as presenças de Elba Ramalho, Bruno & Marrone, Marcos e Belutti, Raí Saia Rodada, Tierry, Tayrone, João Gomes, Amado Batista, Thiago Aquino, Edson Gomes, Netinho do forró, Sinho Ferrary, Lordão, Kaio Oliveira, Cavaleiros do forró e Colher de Pau.  O forró raiz também terá sua participação, com nomes como Adelmário Coelho, Rastapé, Trio Virgulino e muito mais!

O São João de Porto Seguro será realizado de 11 de junho a 2 de julho.

Confira mais ações da Prefeitura:

Rotatórias 

Desde a terça-feira, dia 10 de maio, as Rotatórias 1 e 2 da Orla Norte operam parcialmente.O retorno para quem está descendo da Ladeira do Outeiro da Glória foi fechado e os motoristas devem fazer o contorno na Rotatória 1 caso queiram seguir para a Orla. Para quem vem do Centro sentido Orla e com destino à Ladeira do Outeiro da Glória, deve contornar na Rotatória 2.

O objetivo é trazer mais fluidez ao trânsito de veículos no local, que é apontado como um dos principais gargalos de engarrafamento na cidade, especialmente nos horários de pico e nos períodos de alta temporada.

Sinalização

A sinalização do trecho está sendo concluída e será complementada ainda com tachões, placas verticais de alerta e fechamento definitivo no canteiro do trevo.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito - PorTran, os primeiros dias serão de adaptação até que os motoristas se acostumem com o novo itinerário. Neste período, agentes de trânsito farão a orientação local e apoio ao fluxo. Importante ressaltar que os motoristas também podem auxiliar a melhora do trânsito, seguindo as novas indicações e obedecendo a sinalização.

Obras na Passarela

As obras de revitalização da Passarela do Descobrimento chega a sua 2ª etapa, que compreende o trecho entre a Travessa Augusto Borges e o final da Passarela. No momento, , as atividades estão concentradas na preparação do solo para colocação dos novos pisos, seguindo o mesmo padrão já aprovado na etapa 1.

Na esquina da Travessa Augusto Borges, segue paralelamente sendo feita uma complexa obra de drenagem para resolver de forma definitiva os problemas de afundamento do solo no local. Por ser um sistema antigo e sem manutenção, a obra tem se tornado complexa, até mesmo porque também depende da maré, o que limita a realização das atividades em determinados horários.

Na etapa 1, na parte que fica em frente aos restaurantes e barracas de drinks, está sendo concluído o calçadão com piso tátil e rampas para garantir a acessibilidade e mais conforto e modernidade para o espaço.

Segundo o prefeito Jânio Natal, a obra é uma solicitação antiga da população de Porto Seguro. “A Passarela fica no coração da nossa cidade , recebe moradores e turistas do mundo todo e estava totalmente abandonada. Estamos trazendo novos ares e transformando esse importante cartão-postal, que agora ficará digno e pronto para ser um dos nossos principais pontos turísticos e de lazer da comunidade”, concluiu.

Calçadão

Na última semana , a Prefeitura de Porto Seguro iniciou as obras de revitalização do calçadão na Avenida do Descobrimento, entre o ponto de ônibus do Banco do Brasil até a Praça das Pitangueiras.

 De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, o local terá a estrutura totalmente refeita, calçada estava muito irregular e com desníveis e adaptada aos novos padrões de mobilidade urbana. Além disso, será implantada sinalização dando mais modernidade e embelezando o visual da cidade.

Agrovila

Na sexta-feira, dia 6 de maio, a Agrovila recebeu a Secretaria de Assistência Social para a atualização do CadÚnico e recadastramento de usuários do Programa Auxílio Brasil, na Escola Maria Lúcia. Ao todo, mais de 200 usuários atualizaram seus dados nos cadastros e participaram de palestras sobre os serviços e programas da Prefeitura, ofertados pela Secretaria de Assistência Social.

Presente ao evento, o Secretário de Assistência Social, João Portela, conversou com a população, tirou dúvidas dos participantes e anunciou vários benefícios à comunidade, como o novo ciclo do Programa Porto + Profissional, benefícios eventuais, ações intensificadas de fortalecimento de vínculos familiares, proteção à criança através do Conselho Tutelar, apoio às mulheres vítimas de violência doméstica pelo Cram, assistência a pessoas em situação de rua com serviços do Centro Pop, entre outros.

“A prefeitura prioriza a Assistência Social porque a dignidade humana é o pilar dessa gestão, que trabalha para que todos tenham oportunidades, segurança e desfrutem de uma cidadania proativa”, concluiu.

Rio dos Frades

No sábado, dia 7 de maio, da Ponte do Rio dos Frades, que dá acesso aos distritos de Caraíva, Itaporanga, Praia do Espelho e adjacências, teve a liberação do trânsito de veículos leves no local.

O trânsito ficou interrompido até a última sexta-feira, 6, para que fossem instaladas as chapas de aço nas cabeceiras, trazendo uma solução definitiva para os problemas na estrutura da ponte.

Igreja da Misericórdia

As obras de requalificação da histórica Igreja da Misericórdia, como parte do Projeto de Reavivamento do Museu de Arte Sacra, iniciadas em abril de 2022 pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria técnica com o IPHAN e acordo de cooperação com a Paróquia Nossa Senhora da Pena, avançam para mais uma etapa.

Concluída a obra, o Museu de Arte Sacra será devolvido à comunidade e visitantes, cumprindo o projeto da Superintendência de Cultura e Patrimônio Histórico de restituir a integridade desse equipamento cultural que guarda um acervo de inestimável valor histórico, cultural, pedagógico e turístico.

Feira de Adoção

A Feira de Adoção de Animais em Porto Seguro terá um calendário fixo e anual. As feiras acontecerão quinzenalmente, nas manhãs de sábado, no estacionamento do Estádio Municipal Agnaldo Bento, possibilitando a aquisição de um dos animais. Vale lembrar que os pets são vacinados, vermifugados e castrados.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal, em parceria com a vereadora, Lia Arigatô, que há anos desenvolve um trabalho de proteção a animais domésticos vítimas de maus-tratos ou abandonados junto a ONGs que os acolhem.

Maio Amarelo

Nesta quinta-feira, dia 5 de maio, em comemoração ao Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (PorTran) realizou a abertura da campanha Maio Amarelo, no Hotel Eco Bahia com a presença de autoridades e representantes do setor.

Com o tema “Ajude a fazer o nosso trânsito um Porto Seguro, juntos salvamos vidas!”, a campanha tem como objetivo realizar ações para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e trabalhar a conscientização de redução de acidentes de trânsito.

Durante o mês de maio, as ações rotineiras da PorTran serão intensificadas, levando a mensagem e promovendo ações educativas nas escolas e vias públicas. “Essa campanha é de extrema importância para nossa sociedade, pois somente com ações de parcerias e conscientização, vamos conseguir ter um trânsito mais humanizado e seguro para todos”, afirmou o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal.


 Com informações de Ascom Porto Seguro Fotos: Divulgação  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura alerta sobre correntes de retorno

Professores poderão concorrer à Pós-Graduação gratuita em Porto Seguro

Coletivo Vozes do IFBA inicia encontros nesta quinta-feira, 12

Segunda fase da Campanha Porto Seguro Para o Mundo inicia ação pelo Brasil

Drogas e arma de fogo são apreendidas em Porto Seguro