Jogos Indígenas tem início nesta segunda-feira

 

Nessa segunda-feira, dia 18 de abril, teve início a 15ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó, que segue até o dia 20 de abril, na Praça do Cruzeiro, no distrito de Coroa Vermelha, em  Santa Cruz Cabrália.

A programação dos três dias de competições teve início nesta tarde e foi marcado pela chegada das delegações, apresentação e homenagens das delegações - inclusive à Vitor Braz - indígena assassinado em Porto Seguro em março deste ano, e cerimônia de abertura.

Já nesta terça-feira, dia  19, às 7 horas tem início a Caminhada saindo da escola indígena; às 9h acontece a Corrida de Maracá; às 11h, competição de Zarabatana e almoço das 12h às 13h30. Na parte da tarde às 13h30, acontece uma apresentação cultural, seguida de competição de Arco e Flecha, às 14h; às 15h30, os indígenas competem em Arremesso de Tacape; às 17h, é a vez de testar a força no Cabo de Guerra; e às 18h30 uma apresentação cultural é realizada.

Último Dia

O último dia de competições, dia 20, tem início às 8h, com apresentação das delegações; às 8h30, é realizada a Corrida Rústica. No mesmo horário está programada uma apresentação cultural. Já às 9h30, o mar é o palco da competição de Canoagem, enquanto às 11h os competidores se preparam para a Luta Corporal que finaliza a parte da manhã. Entre meio-dia e 13h30, é a hora do almoço.

A parte da tarde também contará com apresentação cultural, às 13h30; a tradicional Corrida de Tora, às 14 horas; às 15h30, será a vez do Desfile Pataxó; e às 17h, é realizado o encerramento da 15ª edição dos Jogos Indígenas Pataxó 2022.


 Com informações da Secretaria de Assuntos Indígenas de Cabrália Foto: Reprodução  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Aniversário do Brasil tem mostra cultural, música e esquadrilha da fumaça

Ação Coletiva cria Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria

Universidades Estaduais terão concurso para professores

Cabrália anuncia novo secretário de Turismo

Tecnologia: cirurgias robóticas são o futuro?