Extremo Sul recebe campanha de conscientização da Veracel

A Veracel Celulose começou dia 14/04 uma campanha de conscientização ambiental em 11 municípios localizados na região de atuação da empresa, na Costa do Descobrimento, no Extremo Sul. A iniciativa, que será realizada até o final deste ano, vai incluir visitas a proprietários rurais vizinhos da empresa, e tem parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), dentro do Programa Ambiente Florestal Sustentável (o PAFS) e a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (CIPPA).

O objetivo é conscientizar para o cuidado e conservação de áreas de proteção ambiental e preservação da biodiversidade local. A Veracel tem um total de 108 mil hectares de áreas de preservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel – a maior RPPN do Nordeste, com mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica conservados –, além de 84 mil hectares de áreas de plantio.

Além disso, a ação aborda o combate à caça de animais silvestres, que infelizmente é uma prática ainda existente na região, afetando a fauna local. Mostra também a necessidade de prevenção dos incêndios florestais, outro problema importante no território; e apresenta os impactos ao meio ambiente que são provocados pela criação clandestina de gado. A presença tanto do gado quanto de outros animais em áreas de preservação ambiental prejudica nascentes e cursos de rios, além provocar a destruição de áreas de vegetação natural, principalmente porque o gado pisoteia o solo.

“Queremos reforçar a nossa relação de confiança e fortalecer a aproximação com vizinhos, que são estratégicos para os cuidados com o meio ambiente”, afirma Flávio Luiz de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel. A divulgação da Rede de Percepção de Fogo (RPF) também faz parte da ação. O número 0800 799 9802 foi criado para ajudar no combate e prevenção de incêndios florestais por meio da parceria com comunidades, municípios e pessoas que transitam pela região. Além deste número há o contato com a Cippa, que pode ser feito via WhatsApp pelo (73) 99807-1353.

“Esperamos que essa campanha alcance o maior número possível de pessoas e proprietários rurais”, afirma Epaminondas Peixoto Júnior, da ADAB. “Nem sempre conseguimos estar em todos os lugares, conscientizando e fiscalizando. Então, é importante contar com a conscientização de todos. A conscientização é a saída. Com essa iniciativa, o produtor rural vai ser mais um agente multiplicador do conceito de proteção ambiental”, destaca Ernandes Ferreira da Silva do Programa Ambiente Florestal Sustentável.

 


Com informações da Assessoria de Imprensa da Veracel Celulose - Foto: reprodução  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tonhão 2022: Cabrália realiza Festa Junina com grandes atrações

Governo lança Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia

Bahia torna utilização de máscara opcional em todo o Estado

Universidades Estaduais terão concurso para professores

Cirurgias robóticas ganham espaço na medicina