Conferências visam fortalecer a Assistência Social em Porto Seguro

Nesta última semana, duas conferências foram realizadas em Porto Seguro, com foco na Assistência Social do município. A primeira delas foi a 1ª Jornada Social de Porto Seguro, que teve como objetivo a capacitação e discussão das ações da Assistência Social numa perspectiva técnico-científica, escutas especializadas, diferenças entre atendimento e acompanhamento familiar.

Enquanto o Encontro Intersetorial do Programa Auxílio Brasil, veio para ampliar o entendimento sobre a articulação intersetorial na gestão do Programa Auxílio Brasil (PAB), especialmente nas áreas de assistência social, educação e saúde, que potencializa o acompanhamento das condicionalidades do programa e seus impactos.

Jornada

 A Jornada foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Colégio Modelo, e contou com uma série de palestras. Anaáises, reflexões e projetos também fizeram parte do cronograma que teve entre as palestras, a Relação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os órgãos do Sistema de Justiça; Desvendando as diferenças entre atendimento e acompanhamento familiar no âmbito do sistema, além de discussões sobre Programas Socioassistenciais: Primeira Infância do SUAS/ACESSUAS Trabalho / AEPETI e Importância da Articulação com a Rede Socioassistencial e a Rede Intersetorial para o fortalecimento do SUAS.

O Secretário de Assistência Social, João Portela revelou que mais do que rever o funcionamento dos mesmos, que inspira cada um nesta Jornada Social são os novos desafios, na direção de integrar cada vez mais o SUAS à contemporaneidade e ao novo cenário imposto pela pandemia da Covid19”, explicou.

Intersetorial

Já o Encontro Intersetorial do Programa Auxílio Brasil , que ocorreu no auditório do Hotel Solar do Imperador, na manhã da quinta-feira, dia 7, reuniu secretários municipais de Assistência Social e de Educação da Costa do Descobrimento, além da equipe técnica da pasta da Assistência Social de Porto Seguro.

Promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e parceria do Ministério da Cidadania, o encontro teve por objetivo ampliar o entendimento sobre a articulação intersetorial na gestão do Programa Auxílio Brasil (PAB), especialmente nas áreas de assistência social, educação e saúde, que potencializa o acompanhamento das condicionalidades do programa e seus impactos.

Na ocasião, as cerca de 300 pessoas presentes puderam assistir a duas palestras ministradas pelas técnicas do Ministério da Cidadania, Daniela Spinelli e Natália Melo, com os temas “Intersetorialidade e Condicionalidades” e “Índice de Gestão Descentralizada do Programa Auxílio Brasil (IGD-Pap)”.


Com informações da Secom GovBa Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ACAUF

4ª Conferência Estadual de Educação da Bahia reúne grande público

Guia para agroindústria visa ajudar famílias do ramo agroecológico

Bahia adere ao Pnatrans

BA: cartilha com orientações para o período eleitoral é lançada