Greve dos professores tem início nesta segunda-feira, dia 28

 

Nesta segunda-feira, da 28 de março, os Professores da Rede Pública de Porto Seguro iniciaram uma greve por tempo indeterminado. Mesmo com a decisão publicada no domingo, 27/03, onde o TJ BA se posiciona pela ilegalidade da greve anunciada pela APLB - Sindicato dos Professores de Porto Seguro, a greve foi deflagrada.

De acordo com a decisão, o Tribunal “reconhece os esforços da Prefeitura, através de negociações e tratativas, para remuneração condigna dos profissionais de ensino no município”. A Justiça ainda determinou o imediato retorno dos servidores às suas atividades, sob pena de multa diária R$ 1.000. No entanto, até a manhã de hoje, a APLB Sindicato não havia sido notificada.

Vídeo

Em vídeo, o presidente da entidade Deusdete Baião, reafirmou que está mantida a greve e anunciou uma passeata para a próxima terça-feira (29) e uma nova assembleia, onde será decidida a situação da categoria. “Estamos lutando pelo repasse da inflação; por reforma, ampliação, construção de novas escolas e pela falta de professores, auxiliares de classe e cuidadores”, declarou.

Ainda segundo a vice-presidente da APLB-Sindicato, Luciene Rodrigues de Araújo Santos,
a greve foi motivada pela falta de diálogo do prefeito com o sindicato/categoria. “Temos mais de uma dezena de ofícios, encaminhados a gestão municipal desde  janeiro de 2021, solicitando reunião para discutirmos as demandas da educação municipal e em nenhum momento o prefeito fomos ouvidos. Até mesmo as tratativas com os secretários municipais, por ele autorizadas, não foram respeitadas, principalmente em relação ao repasse do Piso Nacional do Magistério, a proposta era que o prefeito ia anunciar o repasse do percentual entre 24% e 33,24%, o pronunciamento oficial seria no dia 15/03, foi adiado sem nenhuma justificativa para o dia 22/03, o que não ocorreu”, revelou Luciene, que ressaltou que a categoria tem um piso nacional, que é Lei Federal 11.738 de 2008 e que está acima dos 10,06%, que o prefeito ofereceu de reposição inflacionária.

Duração

Luciene comentou também que uma Assembleia Geral está prevista para quarta-feira (30/03), quando a categoria vai decidir o tempo de duração da greve. “O prefeito até o momento não sinalizou interesse em dialogar, estamos abertos a discussão desde o início do mandato. Preferimos o diálogo. As ruas e a greve são sempre uma última alternativa”, disse.

Outros problemas

Transporte escolar com superlotação, falta de professores, falta de auxiliares de classe/ cuidadores, reformas que não atendem às necessidades das escolas (pois o foco na maioria das vezes é pintura), construção de novas escolas em locais estratégicos para acabar com os espaços alugados ou estruturas antigas, falta de material pedagógico (o que é utilizado na educação infantil, 90% é comprado e produzido pelo professor/a), salas de aulas pequenas, sem arejamento, problemas na rede elétrica, na rede de esgoto e água são alguns dos problemas destacados pela vice-presidente.

“Nossas escolas estão sucateadas, abandonadas e o prefeito não quer nos ouvir. Queremos dialogar as demandas da educação, propor um TAC com o Ministério Público que viabilize as condições necessárias de trabalho e valorização dos Profissionais da Educação e, por conseguinte melhorias na qualidade do ensino-aprendizagem em nosso município”, finalizou.


Com informações da Secom Porto Seguro Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Concurso para Aprendizes-Marinheiros segue até 10 de abril

“Devemos julgar os fatos, não as pessoas”, afirma juiz da Vara Crime

Projeto Gari tem aula inaugural

Esporte recebe incentivos em Porto Seguro

Alvará Digital é implantado em Porto Seguro