OAB debate como tratar a questão das pessoas em situação de rua

Como tratar a questão das pessoas em situação de rua na praça ACM, no Centro da cidade? Essa importante pauta foi debatida em uma reunião promovida pela sub-seção da OAB-Porto Seguro com representantes do Sebrae, INSS, secretarias municipais, polícia, judiciário e comerciantes, dia 22/03, na sede da Ordem.

A reunião abordou os direitos das pessoas em situação de rua, em especial os ocupantes da praça ACM; a importância das praças como local de beleza, memória e alma da cidade; o impacto da ocupação para o comércio e a sensação de medo e real insegurança da população; entre outros temas.

A advogada Fernanda Salvatore, presidente da OAB destacou a preocupação da sociedade com a degradação da praça, bem como em relação as pessoas em situação de rua. “Tendo em vista que o tema permeia os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e que é necessária a participação conjunta da comunidade na solução dos problemas, as entidades presentes ressaltaram a necessidade de realizar uma conversa inicial para detectar quais serviços tem sido aplicados às pessoas em situação de rua”.

A reunião debateu também se há previsão orçamentária, e quanto é destinado à Assistência Social; quais as prioridades e metas; a atuação do Ministério Público e do município; a liberdade pessoal; direitos econômicos e sociais; pluralidade e fraternidade.

“Ficou evidente a necessidade de tratar a situação das pessoas em situação de rua, da necessidade da preservação e manutenção das praças públicas para que possa ser ocupada e utilizada para o fim que se destina pela população. A solução é complexa e deve ser conjunta”, ressaltou Fernanda Salvatore.

Presenças

Participaram do encontro, entre outros, a presidente da OAB-subseção Porto Seguro, Fernanda Salvatore; Antonio Robson e Alex Brito, do Sebrae; o delegado da Policia Civil, Ricardo Feitosa; o Major Lima Neto, sub-comandante do 8º BPM; o advogado e vereador Vinicius Parracho; Angélica Andrade, da Secretaria de Assistência Social do Município de Porto Seguro, diretores da OAB-Porto Seguro, advogados, comerciantes e imprensa.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Eunápolis recebe I Simpósio de Direitos Humanos da 7ª CIPM

Novo decreto autoriza eventos sem limite de público na Bahia

1ª Edição do Feagri acontece em Salvador

Marinha realiza concurso para Colégio Naval

Mês da Mulher: alimentação saudável fator de saúde e beleza feminina