Pastoral da Criança de Arraial d’Ajuda pede doações para Sopão Solidário

 

Frango, carne, verduras, legumes e temperos em geral. Estes são os ingredientes que faltam para o Sopão Solidário - uma espécie de confraternização - que é realizado pela Pastoral da Criança em Arraial d’Ajuda permanentemente. A  Pastoral da Criança é um braço da Igreja Católica e realiza diversas ações para o bem- estar dos mais necessitados.

Segundo Iolanda Meira, Coordenadora Diocesana da Pastoral nos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga, a Pastoral da Criança promove uma convivência de respeito à dignidade das pessoas, à valorização das diferenças entre elas, à solidariedade, à responsabilidade com suas obrigações e com o meio ambiente.

“A Pastoral procura também denunciar a injustiça e a falta de condições dignas de vida para todos. Esses são alguns valores éticos que orientam as ações da Pastoral da Criança. Atuamos nas comunidades mais desfavorecidas, atendendo gestantes, crianças e famílias com visitas domiciliares e reuniões mensais com mães e as crianças fazendo o acompanhamento nutricional. Todo acompanhamento sendo feito através do App Visita Domiciliar e Nutricional e de forma voluntária”, destaca, informando que na Diocese são quase 3 mil famílias acompanhadas, mas com a pandemia e falta de voluntários no momento temos acompanhamento ativo em pouco mais de 1.000 famílias.

Acompanhamento

Segundo a Coordenadora da Pastoral no Arraial d’Ajuda, Maria da Conceição Ferreira Gonçalves, conhecida carinhosamente como Nega, o Sopão Solidário é realizado há mais de 15 anos, nos encontros de ‘Celebração da Vida’, quando é feito o acompanhamento das crianças de 0 a 6 anos e gestantes.

“Quando há condições, quando temos alimentos para realizar o Sopão, fazemos semanalmente. Com a Pandemia, estamos voltando a fazer as atividades presenciais e o Sopão está de volta. Iremos iniciar quinzenalmente, mas dependemos das doações”, ressalta.  

Nega informa que, com o Sopão mais de 150 pessoas são beneficiadas. “Além das crianças do acompanhamento, as mães, crianças de todas as idades e idosos também são beneficiados com o Sopão. Independente de serem cadastrados servimos o Sopão. Pessoas do Alto do Villas, Santiago, São José, São Pedro entre outros bairros participam desse almoço comunitário”, revela Nega, que atende cerca de 50 famílias pela Pastoral.

A ajuda ao Sopão Solidário, podem ser realizadas por meio do PIX (celular 73 99915 1331 em nome de  Maria C.F. Gonçalves), ou entregas os mantimentos na Pastoral - Rua São Jorge, 12, no Bairro Santiago - nesta sexta, dia 11 (das 15h às 16h) e sábado, dia 12 (das 8h às 12h). Mais informações pelo (73) 9 9915 – 1331 com Nega, ou a contatando no Posto de Saúde do Centro de Arraial.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Alda Andréia lança “Mulheres” em prestigiada noite de autógrafos

Decreto aumenta limite de público em eventos na Bahia

Roda de Conversa é realizada em alusão ao Dia Internacional das Mulheres

Sesc promove oficinas e peças teatrais

Porto Seguro poderá ter São João em 2022