Porto Seguro será contemplada com novo sistema de abastecimento de água

O  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), vai beneficiar 3.670 famílias com a construção de 32 novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), no Extremo Sul  da Bahia. Porto Seguro é um dos municípios contemplados.

Contando com captação de água através de poços e barragens, o novo sistema abarcará um investimento de mais de R$8 milhões. O projeto prevê a construção de 18.110 metros de adutoras, 187.189 metros de rede de distribuição, tratamento de água por sistemas de cloração, casa de química, filtro redutor de ferro com aerador e ortopolifosfato, além de 43 reservatórios de água e 3.670 ligações domiciliares. Os trabalhos serão executados pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (CERB), vinculada à SIHS.

Segundo o gestor da SIHS, Leonardo Góes, a obra deve ficar pronta em 210 dias. “É uma prioridade do Governo da Bahia ampliar os investimentos em saneamento nas sedes dos municípios e na zona rural. A construção desses 32 sistemas é um avanço para ampliar o saneamento em áreas rurais, levando água de qualidade para mais de 3 mil famílias”, destacou.

As localidades beneficiadas fazem parte dos municípios de Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Jucuruçu, Mucuri, Porto Seguro, Prado e Teixeira de Freitas.

Plano Estadual de Segurança Hídrica

Além dos SAA, o governo ainda está estruturando junto ao SIHS, o Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH),  que tem como objetivo desenvolver diagnósticos, executar a atualização do balanço hídrico e definir as principais intervenções estratégicas para a segurança hídrica na Bahia, além de proporcionar a elaboração de projetos de preservação e recuperação dos principais rios do estado e seus afluentes.

O projeto visa também a identificação de áreas suscetíveis a inundações nas diversas bacias hidrográficas do estado e a indicação de intervenções. Entre elas está a construção de barragens com a função de controle de cheias, como as que foram registradas nos últimos meses no Sul e Extremo Sul da Bahia.

 De acordo com Leonardo, o Governo do Estado se planeja para amenizar os efeitos de condições climáticas excepcionais, como as enfrentadas no mês de dezembro de 2021. “Pudemos observar o funcionamento de algumas barragens controlando a vazão dos rios, evitando inundações das áreas situadas a jusante dessas barragens. Neste sentido, a elaboração do PESH busca estabelecer um cenário ideal da oferta de água, em que a infraestrutura hídrica esteja planejada, dimensionada, implantada e gerida adequadamente, identificando obras estruturantes que sejam de relevância para os polos de desenvolvimento nos 417 municípios do nosso Estado”, salientou.


Com informações da Secom Gov BA. Fotos: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia economiza R$ 9 bilhões com política de Qualidade do Gasto Público

Consulta a Banco Central sobre dinheiro esquecido já pode ser realizado no novo site

Passageiros reclamam da falta de troco em transporte público de Porto Seguro

Carnaval será sem trios nem blocos nas ruas de toda a Bahia

Regularização do Título de Eleitor pode ser feita até 4 de maio