Porto Seguro: fim de semana de inaugurações e lazer

 

Na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, a Associação Arte e Cultura Baianão  (Baianarte) inaugurou sua nova sede. Com 15 anos de fundação, a Baianarte é dirigida e coordenada pelo pedagogo, Tiago Maciel, especialista em arte e gestão de projetos há 12 anos.

A nova estrutura conta com três salas destinadas a arte, contemplando projeto de ballet clássico, dança de rua e contemporânea; espaço climatizado para esportes e uma sala para reforço escolar e biblioteca kids, trazendo oportunidade de desenvolvimento cultural e social ao complexo Frei Calixto.

Apoio

Com apoio da Cufa, Caixa Econômica e Banco Itaú, foram concedidas 400 cestas básicas às famílias em situação de insegurança alimentar, moradoras do Bairro Paraguai e do Boqueirão I e II do Complexo Frei Calixto.

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, também participou da solenidade de inauguração, que ainda contou com a presença da secretária municipal de Educação, Dilza Reis; de Assistência Social, João Portela, além de representantes do Comdica e outras autoridades.

Jânio também se comprometeu a unir forças junto a associação, com ações articuladas, para manter o espaço e seus projetos, a fim de promover o crescimento e a inclusão junto à comunidade. “Este trabalho tem um grande impacto social na comunidade e é nosso interesse caminhar junto para proporcionar aos assistidos mais oportunidade, a partir do fortalecimento e crescimento da entidade em suas atividades”, ressaltou.

Torneio de Pesca dos Amigos

O domingo foi de diversão e entretenimento para os amantes da pescaria com o primeiro Torneio de Pesca dos Amigos, com a competição que reuniu 60 pescadores, divididos em duplas, com iscas e seus aparatos, na Praia dos Pescadores, em Porto Seguro.

Apoiado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Causa Animal e a de Esportes e Lazer, o torneio teve como objetivo, além de incentivar essa crescente modalidade esportiva no litoral, também a resgatar essa prática tradicional que contribuiu para a formação da identidade do vilarejo porto-segurense, que sempre teve a pesca como fonte de renda familiar.

O prefeito Jânio Natal participou do evento, acompanhado do secretário de Meio Ambiente  e Causa Animal, Jânio Júnior. De acordo com o secretário, o encontro também serviu para motivar profissionais e amadores a fazerem da pesca esportiva um nicho para atrair turistas e movimentar o segmento. “Além disso, propiciar a continuidade desta cultura à descendência da Terra Mãe do Brasil", ressaltou.

Ladeira do Xurupita

No sábado, dia 12 de fevereiro foi inaugurada oficialmente a nova Ladeira do Xurupita. Importante via de acesso e mobilidade urbana, o local recebeu a solenidade que contou com a participação do prefeito, do vice-prefeito, Paulo Onishi, da presidente da Câmara, Ariana Prates, secretários municipais, vereadores, moradores, empresários da hotelaria e amigos. a Banda BAMUPS, que abrilhantou o evento e animou o grande público presente.

O local foi totalmente reformado e recebeu obras de urbanização, com asfalto de qualidade, iluminação, ampliação, calçada dos dois lados, faixa de ciclismo, paisagismo e jardinagem.

O prefeito explicou que por conta das fortes chuvas de dezembro a obra sofreu atraso no cronograma. “Tivemos um atraso no cronograma, pois a água subiu mais de um metro aqui, refizemos o projeto com uma capacidade maior de drenagem e, hoje, vendo tudo que passamos, tenho certeza de que valeu a pena esperar”, comentou.

Pontos de Ônibus

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras elaborou um cronograma para a manutenção dos pontos de ônibus em Porto Seguro. Diversas ações de manutenção, com troca de telhados, acabamento das estruturas, novos bancos e pinturas estão sendo realizadas em abrigos em diversos pontos da cidade. O objetivo é contemplar várias localidades.

Vale dos Búfalos

Mais uma obra tem seguido um cronograma de celeridade pela gestão: a recuperação da estrada do Vale do Búfalos. Para garantir que problemas de escoamento de água e alagamentos, a prefeitura realiou a concretagem e implantação das galerias de 1,5 metros de altura, que evitarão o acúmulo de água e garantirão o escoamento adequado. A pista também já foi elevada em 2,5 metros.

Com isso, espera-se que seja a uma solução definitiva para o problema, beneficiando toda a comunidade local e o turista, que se desloca pelo local.


Com informações da Ascom Porto Seguro Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro terá curso de Direito 5.0 pela Rede UniFT

Elaboração do Programa Nacional de Turismo Gastronômico entra na reta fina

WhatsApp: Justiça baiana aceita citação por meio de aplicativ

Mastercard Jazz Trancoso encanta moradores e turista

'Tazinho: o Homem e o Mar' entra em exibição em març