Associação do Alto do Mundaí instala ponto de apoio aos Bombeiros

Na manhã de sábado, 30/10, a Associação dos Moradores do Alto do Mundaí inaugurou o ponto de apoio ao Corpo de Bombeiros. A instalação do hidrante visa agilizar o combate a incêndios na Orla Norte, com o reabastecimento de água dos caminhões.
Participaram o presidente da associação, Rudimar Frigere, o comandante do Corpo de Bombeiros Tem-Cel Erivaldo Roque dos Santos Pinheiro, o prefeito Jânio Natal, moradores e integrantes do Corpo de Bombeiros. A bênção foi feita pelo padre José Raimundo, da paróquia do Alto do Mundaí. Foram realizadas também atividades com dicas de prevenção de acidentes domésticos.

O comandante do Corpo de Bombeiros falou da importância e do exemplo de haver um ponto de apoio com hidrante e reivindicou que, em novos loteamentos, também haja esta estrutura.
A ideia de instalação do hidrante surgiu após um incêndio na mata local, disse o presidente da associação. “Em janeiro de 2020 houve um incêndio na mata no baixo do Mundaí que subiu a encosta até o bosque no Alto do Mundaí. Sofremos muito, principalmente com a demora para abastecer os caminhões do Corpo de Bombeiros, que contavam com o apoio de caminhões pipa”, lembrou.
Rudimar informou que, para o ponto de apoio virar realidade no bairro, a Associação e seus moradores tiveram que arcar com quase a totalidade de custo da obra. “O apoio dos moradores é essencial para o nosso desenvolvimento. Do valor total da obra, 95% veio da associação (material e mão de obra) e 5% da prefeitura, que forneceu o material para pavimentação e meio fio do local do hidrante.

A Associação

O presidente disse que a Associação dos Moradores do Alto do Mundaí conta hoje com apenas 43 colaboradores associados. Eles contribuem mensalmente com R$ 100, outros com R$ 200 e esse valor ajuda a manter dois funcionários permanentes na limpeza de praças (corte, poda, limpeza) e ruas do bairro.
“Mesmo com a pequena adesão, conseguimos trazer melhorias para o bairro, como manter as praças e ruas limpas; a iluminação do bosque; a recuperação da de uma quadra de esportes, monitoramento do bairro em pontos estratégicos, recuperação de áreas degradadas; entre outros”, ressaltou.

Infraestrutura

“A construção da quadra de esportes na época foi 100% da verba da associação e a prefeitura recentemente fez a iluminação da quadra”, comentou. Outro exemplo é a iluminação do bosque, que foi realizada 90% pela entidade e 10% prefeitura.
Ele salientou que um dos grandes problemas enfrentados pelo bairro no momento é a falta da pavimentação das ruas. Muitas ficam intransitáveis, com alagamentos em período de chuva; e muitos buracos e poeira nas épocas de seca.
“Além da falta de água, que é constante. A prefeitura ajuda recolhendo os detritos (folhas, galhos) estocados com a limpeza diária e duas vezes ao ano, ajuda na limpeza geral do bairro (ruas). Ela também atende solicitações emergenciais, como foi o caso de um reservatório antigo que desmoronou no mirante do bosque, onde foi realizado um aterramento”.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Veracel realiza edital de contratação até dia 4 de novembro

Golfinho morto é recolhido próximo à travessia das balsas

Governo afirma que Bahia vai exportar cacau para os Emirados Árabes

8° BPM realiza Parada Geral em Porto Seguro

Porto Seguro sedia Sul-Americano de Jiu-Jitsu Pro