ABAF lança Bahia Florestal 2021

Para detalhar dados e falar sobre as oportunidades de investimentos verdes, a ABAF lançou, no Dia da Árvore (21 de setembro) o Bahia Florestal 2021 – relatório bienal sobre planejamento de atuais e novos investimentos no estado. Transmitido pelo Youtube, o evento 100% online contou com o apoio da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e das nove associações estaduais de empresas de base florestal.

A abertura ficou por conta do diretor da Veracel e presidente da ABAF, Moacyr Fantini Jr.; do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado da Bahia, João Leão; e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Nelson Leal. Em seguida o economista, ex-governador do Espírito Santo e presidente da Ibá, Paulo Hartung, palestrou sobre a visão do setor florestal brasileiro e panorama socioeconômico do Brasil.

A apresentação do relatório foi realizada pelo diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade; por fim, houve a palestra do superintendente da SDE, Paulo Guimarães, sobre a atração de novos investimentos para o setor florestal na Bahia.

Dados

De acordo com um levantamento feito pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), o estado detém 618 mil hectares (ha) com florestas plantadas e que 95% (585,6 mil ha) são relativos a áreas com eucalipto, o que leva a Bahia a ocupar o 4º lugar no ranking nacional de cultivo deste gênero.

 Segundo o Bahia Florestal, o Produto Interno Bruto (PIB) florestal-industrial (de base florestal plantada) do estado alcançou R$ 14,32 bilhões em 2020. Este valor representa uma contribuição do setor na ordem de 5% no total do PIB estadual, reforçando a relevância do setor florestal. A contribuição na arrecadação tributária do estado foi de 4%, equivalente a estimados R$ 4,14 bilhões em 2020.


Com informações da Assessoria de Imprensa da ABAF

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Palestra Dicas Digitais tem grande público

Ecoar Bahia realiza 1° Festival de Música

Abec organiza arrecadação de livros na Costa do Descobrimento

Extremo Sul tem Planos Regionais de Saneamento Básico aprovados

La Torre Resort assume compromisso de ter 100% de colaboradores vacinados até outubro