Casa Dia realiza campanha de arrecadação de alimentos

A Casa Dia – entidade sem fins lucrativos que acolhe indivíduos com dependência química (álcool e narcóticos), está realizando uma campanha para arrecadação de alimentos e produtos de higiene. Segundo informação do Coordenador Administrativo e Terapeuta em Dependência Química da Casa Dia, Marcelo Amaral, no momento, estão abrigadas 20 pessoas - 5 estão de alta terapêutica e que trabalham junto com a Casa em parceria (voluntariamente). “Ao todo são vinte vagas sendo 16 sociais e 8 colaborativas (que ajudam nas despesas com R$ 400)

Marcelo conta que há uma demanda de alguns produtos básicos para manutenção da Casa, já que a entidade depende exclusivamente de doações e do trabalho desenvolvido com os adictos. “Necessitamos, para esta semana, de algumas coisas específicas como: óleo de cozinha, café, farinha de mandioca, sabão em pó, sabonetes e papel higiênico. Mas toda ajuda é bem-vinda”, explica.

Para mais informações sobre a Casa e doações, o contato pode ser feito via Whatsapp pelo (73) 99872-9879.

A Casa Dia

Fundada em 2007, por Flavio Fernandes Dias, a Casa Dia, desde 2011 tem sede própria, em uma área de 20 mil² e aproximadamente 1.500 m² de área construída e conta atualmente com alojamento para 24 internos, entre outras dependências.

Além disso, a entidade construiu uma uma lojinha na Estrada de Trancoso, km 9, para informações turísticas, divulgação de nossa região e da Casa Dia, além da venda de artesanatos, coco gelado para ajudar nos custeios da Instituição.

Segundo Amaral, alguns indivíduos são encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Porto-Seguro e pelo CRAS na situação de moradores de rua. “O tratamento na CASA DIA segue as bases da Federação Nacional de Casas Dia do Brasil (Fenacad) e a filosofia e as tradições das Irmandades Anônimas N.A e A.A (Narcóticos e Alcoólicos Anônimos), e que são hoje reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como as que obtêm os melhores resultados. Usamos a programação de 12 Passos e vem dando um ótimo resultado. A Casa fornece acomodações, quatro refeições além de três reuniões diárias dentro da Programação de N.A”, explica. As atividades ainda prática de meditação duas vezes por semana, além de marcenaria, criação de aves para abate, produção de mudas frutíferas, artesanato, entre outros.

5 mil

Durante todos esses anos de instituição, Amaral ressalta que foram mais de cinco mil internações, contando sempre com o apoio de colaboradores da comunidade local, bem como patrocínio de projetos e assistência de entidades filantrópicas. “Na Casa Dia, os internos devem permanecer por 120 dias, em média, mas, infelizmente, este número de atendimentos é muito inferior à demanda, mesmo porque não há em Porto Seguro e região outra instituição com os mesmos propósitos, que ofereça atendimento totalmente gratuito”, revela.

Cronograma

O cronograma consiste no Tratamento de Reabilitação, desenvolvendo responsabilidade e inclusão no convívio social, despertar da auto-estima e amor próprio. “O percentual de recuperação de homens internados vem evoluindo a cada ano, o que motiva a equipe a continuar este grande e importante trabalho, apesar de tantas dificuldades”, finaliza.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

La Torre Resort adota  biodigestor para minimizar lixo orgânico

Prefeitura divulga nota sobre ação realizada na Orla Norte

Solar do Imperador abre seleção de currículos para contratação

Cambuí lança novo aplicativo de vantagens e descontos nas lojas

Tropa Costeira tem liminar de desocupação revogada