Novena de N. Srª da Pena começou dia 30/08

Na segunda-feira, 30/08/21, tem início a novena para as celebrações da Padroeira de Porto Seguro. A festa acontece na Matriz da Cidade Histórica, em uma das primeiras igrejas do país dedicadas à devoção de Nossa Senhora da Pena.

Além da parte religiosa, os festejos incluem a Quermesse Responsável, adaptada aos protocolos sanitários, com público e pontos de comércio reduzido, e apresentações culturais transmitidas pelas redes sociais. Para 2021, tema da Quermesse é ‘Em tempo de pandemia, suplique a intercessão da Virgem da Pena, Senhora da esperança’, como forma de consolar e conscientizar o fiel do momento vivido.

As atividades serão voltadas para o comércio local, através de parcerias com instituições ligadas ao comércio e empresas, dando preferência e prioridade a expositores do município.

Novena

A primeira noite a festa tem início às 18h, com carreata saindo da Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Passarela do Descobrimento; às 19h acontece a missa com Novena Solene. Na ocasião, as Forças Armadas homenagearão Nossa Senhora. Os responsáveis pela celebração serão a Pastoral do Dizimo e o Terço dos Homens. As paróquias convidadas serão São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida (Cambolo) e a quase-Paróquia Santa Terezinha (Gravatá). Na data é realizada ainda a Benção das imagens.

A partir do segundo dia, além do Angelus/Santo Terço e Oficio de Nossa Senhora, às 18h, há ainda a missa e novena solene, às 19h que ficam a cargo de pastorais e outras áreas ativas da Igreja, profissionais homenageando a Nossa Senhora e as Bênçãos diárias, e Missa dos Romeiros, às 9h.

O 2° dia as homenagens ficam por conta dos Pescadores. O Mães que Oram pelos filhos e CAE serão os responsáveis pela celebração, enquanto as paróquias convidadas serão Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora da Paz. Será o dia da Benção dos pães.

Em 1º de setembro, 3º de celebrações é o dia de Benção de folhas de chás, quando a solenidade terá homenagem dos comerciários e o ofício fica por conta do SSVP. As paróquias convidadas são: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Quarto Dia

A Adoração ao Santíssimo acontece no quarto dia de festa, às 9h, seguida da missa do Romeiros. As paróquias convidadas para o dia da Bênção dos Remédios são Santa Luzia (Pindorama), Quase-Paróquia São João Batista (Agrovila) e Paróquia São Sebastião (Vera Cruz). A celebração eucarística será às 19h e os responsáveis são a Pastoral do Batismo, Catecumenato e Catequese e homenagearão Nossa Senhora os Profissionais de Saúde.

Na sexta-feira, 3 de setembro, 5° dia dos festejos homenagens vem dos religiosos e religiosas, sob a responsabilidade da Pastoral Familiar. A Bênção das chaves das casas será acompanhada pelas paróquias convidadas São João Batista (Trancoso), quase-Paróquia São Brás (Itaporanga) e Forania Jequitinhonha.

No dia 4, sábado, 6° da Novena, são os profissionais da Educação quem homenageiam a Padroeira, a organização dos ofícios e da Bênçãos dos Idosos fica por conta do Apostolado da Oração e Festeiros do Divino e as paróquias convidadas são Sagrada Família (Coroa Vermelha), quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Nova Cabrália), Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Santa Cruz Cabrália), quase-Paróquia Santo Antônio (Guaiú) e Fonania Monte Pascoal.

Domingo

O sétimo dia, domingo, 5 de setembro, a programação será diferenciada na parte da manhã e da tarde. Às 8h: Missa Dominical na Igreja Nossa Senhora do Brasil, às 10h: Missa dos Romeiros na Igreja Nossa Senhora da Pena; às 16h: Live da Mãe da Pena. Já a partir das 18h segue programação diária, as Bênçãos das chaves de automóveis e a com homenagem dos motoristas serão de responsabilidade da Pastoral da Liturgia e Irmandade de São Benedito. As paróquias convidada são Catedral Nossa Senhora Auxiliadora e Seminário Diocesano São João Paulo II e Forania Centro. Às 21h também acontece o Concertos da Pena.

No penúltimo dia de Novena, 6 de setembro a missa dos romeiros acontece mais cedo, às 7h. Já a celebração eucarística da noite, que terá a Benção de carteiras de trabalho, às 19h conta com a presença das paróquias convidadas Santuário Nossa Senhora D'Ajuda e Divino Espirito Santo. A homenagem fica a cargo dos profissionais de comunicação e os ofícios pela Pascom e Pastoral dos Acólitos e Coroinhas. Às 21h, a noite terá Concertos da Pena.

Último Dia

Em 7 de setembro, último dia da novena  a missa dos romeiros com Ofício de Nossa Senhora será às 7h; às 15h, Romaria da Juventude, às 17h, Concertos da Pena; às 18h,  Angelus e santo Terço. A missa com novena do dia da Bênção das velas, terá homenagem da Prefeitura Municipal, Juventude e Romeiros, Câmara de Vereadores e ficam a cargo de todos os Grupos e Movimentos e Pastorais e paróquias convidadas Nossa Senhora do Carmo (Belmonte) e Província Nossa Senhora da Piedade. Também, às 21h, acontece o Concertos da Pena.

Já na quarta-feira, dia 8, é realizada a Solenidade de Nossa Senhora da Pena, com alvorada às 5h; às 6h30, missa dos Romeiros; às 8h, Santo Oficio e Terço; às 9h, missa Solene; às 13h30, missa dos Romeiros; 15h, carreara com a Imagem de Nossa Senhora da Pena; às 18h30, Cerimônia de Encerramento e Benção do Santíssimo Sacramento e às 19h, Show Pirotécnico, encerrando o evento.

Toda a programação pode ser conferida no Instagram da Paróquia.


Siga o Jornal do Sol no Instagram 

LEIA TAMBÉM:

Academia portossegurense é premiada em festival nacional

Apae Porto Seguro marca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Mobilidade urbana é desafio para pessoas com deficiência

Instituto Mãe Terra completa 15 anos de atuação na Costa do Descobrimento

Usuários reclamam de atendimento nos Correios; empresa responde