Conesp recebe inscrições para novos conselheiros

O Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp) recebe, até 02/09/21, inscrições para os novos conselheiros. O edital publicado no dia 3 de agosto, no Diário Oficial do Estado da Bahia tem por objetivo eleger quatro novos Conselheiros, sendo dois representantes de entidades ou organizações da sociedade cuja finalidade esteja relacionada com segurança pública e defesa social e dois outros de entidades de profissionais de segurança pública, para um mandato de dois anos, no biênio 2021- 2023.

Parte integrante da estrutura do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e essenciais à execução da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), os conselhos devem congregar representantes com poder de decisão dentro de suas estruturas governamentais e têm natureza de colegiado, com competência consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social, respeitadas as instâncias decisórias e as normas de organização da Administração Pública.

Composição

Na Bahia, o Conesp é composto pelo Secretário da Segurança Pública, que o preside, Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Comandante-Geral da Polícia Militar, Delegado-Geral da Polícia Civil da Bahia, Diretor-Geral do Departamento de Polícia Técnica, Superintendente de Proteção e Defesa Civil, representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, representante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, representante do Ministério Público do Estado da Bahia, representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia, dois representantes de entidades ou organizações da sociedade cuja finalidade esteja relacionada com segurança pública e defesa social e dois representantes das entidades de profissionais de segurança pública.  A composição do Conesp reúne 16 integrantes ao todo.

O processo eleitoral será realizado em cinco etapas: cadastramento das entidades no SEI/BA, inscrições no processo eleitoral, realização da Assembleia Eleitoral, interposição de recursos e homologação dos resultados. Mais informações aqui.


Com informações de Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Continua suspenso o recadastramento biométrico na Bahia

 Covid-19: Procuradoria pede regularização na entrega de vacinas

Campanha angaria fundos para compra de cadeira de rodas

Vacinação antirrábica em Porto Seguro segue até 25/09

Programa Conect SPA – Detox Corpo e Alma é realizado no Eco Bahia Hotel