Prêmio de preservação do patrimônio cultural tem inscrições até 15 de agosto

Até o dia 15 de agosto/21 ocorrem as inscrições para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O concurso, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a maior premiação no campo do Patrimônio Cultural e vai premiar doze ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, em todo o país. 

As inscrições serão feitas via formulário digital e podem participar ações desenvolvidas pelo poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. O prêmio é de R$ 20 mil. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas à menção honrosa, recebem apenas certificação e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

Novidades

Segundo o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Raphael Hallack, o edital deste ano traz algumas novidades. “Ele busca integrar o conceito de patrimônio material e imaterial em uma categoria e contempla o momento singular em que vivemos premiando as ações que se adaptaram ao contexto da pandemia”, destacou.

As ações inscritas serão avaliadas por comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Os vencedores da etapa estadual passam então pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. A previsão é de que o resultado regional seja divulgado no final de outubro e os vencedores nacionais em dezembro.


Com informações do Iphan.

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Oportunismo x vidas na mira da CPI

Operação Carranca prende seis pessoas na Costa do Descobrimento

Novo decreto estadual suspende toque de recolher na Bahia

Em carta, Secretário estadual de Saúde pede exoneração do cargo

Covid-19: veja a atualização de casos e vacinados na cidade