Porto Seguro terá reconhecimento facial e de placas ainda este ano

Na manhã de hoje, dia 27 de julho, o Governo Estadual da Bahia autorizou a ampliação de serviço de reconhecimento facial e de placas. O anúncio foi realizado em solenidade no Centro de Operações e Inteligência (COI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), na capital. O investimento é de cerca de R$ 665 milhões. E ainda este ano, Porto Seguro deve receber a tecnologia.

O governador Rui Costa afirmou que essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. "Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Há cerca de três anos implementamos um projeto piloto de reconhecimento facial na cidade de Salvador, fruto de visitas que fizemos à Europa e à China. No piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública", afirmou.

A Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados e o planejamento é que todas as cidades que fazem parte do projeto tenham acesso a esse recurso tecnológico. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos.

5%

Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento deve auxiliar a Segurança Pública, pois o sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas, identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas. “Há pouco tempo, um coreano estava perdido da família aqui em Salvador e foi encontrado com a ajuda de algumas câmeras”, salientou. 

Na ocasião, o governador também convocou a iniciativa privada para integrar imagens de pontos comerciais, agências bancárias e outros locais de risco, já que o sistema permite esta ligação e as câmeras da Segurança Pública do Estado estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais.

Municípios

O governo do Estado revelou que o critério de escolha dos municípios para receber a tecnologia foi o tamanho e índices de ocorrências. Sendo assim, os 39 municípios que vão contar com a tecnologia ainda este ano são Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias D´Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Pojuca, Itaparica, Madre de Deus, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis, Valença, Itamaraju, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Ibotirama e Seabra. 

 Já em 2022, passam a utilizar também o sistema: Serrinha, Cruz das Almas, Santo Amaro, Euclides da Cunha, Catu, Santo Estevão, Maragogipe, Entre Rios, Amargosa, Esplanada, Cachoeira, Olindina, Ubaíra, Saubara, São Miguel das Matas, Nova Fátima, Caetité, Rio de Contas, Itiruçú, Érico Cardoso, Jussiape, Casa Nova, Capim Grosso, Pindobaçu, Novo Triunfo, Ponto Novo, Prado, Itacaré, Ubatã, Alcobaça, Cairu, Santana, Serra Dourada, Taboca do Brejo Velho, Lapão, Andaraí, Lençóis, Mucugê, Vale do Capão (Caetê-Açu/Palmeiras).

 


Com informações da Ascom/ Governo Estadual da Bahia (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)

 Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

McDia Feliz beneficia Gacc Sul Bahia

Detran-BA divulga cronograma para os serviços de trânsito

Veracel divulga edital para área de Saúde do Trabalho

Jornada Pedagógica Pataxó discute retorno de aulas presenciais

Comunidade de Arraial d´Ajuda se mobiliza pela revitalização da Lagoa Azul