Fazenda avaliada em R$ 40 milhões é invadida em Arraial d´Ajuda

Moradores de Arraial d´Ajuda têm demonstrado preocupação com a invasão de uma área denominada Fazenda Tropa Costeira. Além da ocupação desordenada, lideranças do distrito denunciam os prejuízos causados pela derrubada de árvores e os incêndios na mata, para dar lugar a barracos improvisados de lona e outros materiais. A Fazenda Tropa Costeira, localizada BA-986, logo depois do bairro Santiago, já foi invadida e desocupada duas vezes.

A invasão teria sido iniciada por volta das 7 horas da manhã de Domingo, 20/06/21. No mesmo dia, uma das lideranças estimula a invasão através de um vídeo disparado pelo WhatsApp. “Estamos aqui, na Fazenda Tropa Costeira, estão aqui os companheiros fazendo os acampamentos. Essa terra é uma terra totalmente devoluta, não tem produção nenhuma e o povo na rua, passando fome, necessidade, precisando trabalhar. Toda hora chega gente aqui e se você quiser vir pra cá se abrigar aqui no Arraial d´Ajuda, venha hoje, venha pra ficar. Nós vamos tirar 5 mil m² para cada um fazer o seu quintal produtivo”, promete.

Na propriedade, avaliada em cerca de R$ 40 milhões, seria construído um hotel fazenda, com recursos adquiridos junto ao Banco do Brasil, que não teria sido quitado pelo proprietário. Moradores informam que o número de invasores e de barracos aumenta a cada dia.

Já foram feitas denúncias junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que esteve no local com sua equipe de fiscalização. Segundo moradores, para uma ação mais efetiva, são necessárias providências por parte dos proprietários. Os atuais donos seriam herdeiros, que moram no Rio de Janeiro e já teriam enviado advogados para resolverem a questão.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Abrasel cria regional Costa do Descobrimento

Covid-19: veja a atualização de casos e vacinados na cidade

Aluguel por temporada em condomínios residenciais: polêmica continua

Buscas por passagens aéreas para Porto Seguro têm salto de 118%

Cabrália inicia vacinação das pessoas acima de 45 anos