Palestra de Richard Alves ensina como enfrentar a crise no turismo

Uma verdadeira aula sobre como superar esta crise que parece não ter fim resume a apresentação do consultor e ex-secretário municipal de Turismo, Richard Alves, na noite de 04/05, para os sócios e convidados do Rotary Club de Porto Seguro. Através da plataforma Zoom, cerca de 50 participantes foram brindados com a palestra “Oportunidades e Desafios para o Turismo”, onde Richard - que foi também gestor do Sebrae Bahia, diretor-executivo do Porto Seguro Praia Resort e atualmente realiza consultoria pela Lab Turismo, empresa da qual é sócio-fundador - compartilhou sua experiência de 25 anos no turismo, com uma plateia seleta e atenta.

“É uma honra morar aqui. Tenho uma relação de gratidão muito grande com Porto Seguro, que para mim sempre foi a maior escola de turismo”, disse o consultor, lembrando que aqui ele iniciou sua carreira, aos 19 anos, como gerente do Sebrae. Em vários momentos, Richard salientou que os bons resultados nas empresas não são obra do acaso, mas a conseqüência de se tomar as devidas atitudes, no tempo certo. “Turismo de lazer é para gerar felicidade. E os empresários e suas equipes também precisam estar felizes, surpreendendo, fazendo a diferença para as pessoas”, ensinou.

Em tempos de pandemia, o respeito aos protocolos de biossegurança permeou vários momentos da palestra, onde Richard reuniu também experiências bem sucedidas, como a do empresário da hotelaria, Tarcísio Michelon, na Serra Gaúcha, além de depoimentos de personalidades que elevam a imagem do destino no mercado. “Sempre recomendo Porto Seguro, um dos lugares do meu coração, onde é possível curtir com responsabilidade, sem aglomeração e onde dá pra chegar de carro”, disse Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, que possui 420 mil seguidores no Instagram.

Consultoria gratuita

Durante a explanação, ou consultoria gratuita como definiram alguns empresários participantes, Richard apresentou números de crescimento do turismo e de queda nos cancelamentos, analisou o comportamento dos viajantes em tempos de digitalização dos negócios, enfim, destacou uma série de iniciativas eficazes na direção de bons resultados para as empresas. Entre elas, falou da importância de tomar decisões com base em números reais do mercado e de não focar apenas em preços, “uma guerra muitas vezes predatória”, em uma época em que os turistas estão bem mais exigentes.

Richard atentou ainda para a importância de se despertar nos clientes o desejo pelo produto, serviço, experiência. “É preciso saber comunicar nossos atributos, com clareza do posicionamento, definição de mercado alvo, usando os meios certos, organizando e avaliando canais de vendas, definindo metas”, enfatizou. Por fim, o consultor observou que o trade precisa trabalhar alinhado, para não perder espaço no mercado. “É fundamental fortalecermos o cooperativismo, pois ser individualista é pouco inteligente nesse mundo de desafios em que vivemos. Precisamos focar naquilo que nos une, não nas divergências”.

Mensagens de otimismo de operadores também chegaram através de vídeos, como de Nyedja Cavalcanti, da Decolar. “Porto Seguro sempre esteve no nosso Top 10 de vendas. E o cliente está voltando a fechar suas viagens, sinto que a retomada está chegando”, anunciou. Outra boa nova foi transmitida por Ricardo Bezerra, do setor comercial da Azul Viagens: “os clientes estão mais confiantes, as vendas estão melhorando. Acreditamos nessa retomada a partir de agora”. A confiança em tempos melhores também foi externada pelo palestrante, do alto de sua experiência. “A retomada está na nossa porta. Pelas pesquisas, Porto Seguro é a cidade mais procurada como destino de férias. E nossos parceiros acreditam na gente. É tempo de renovar sonhos e esperanças, para que tenhamos saúde, fé e capacidade de fazer acontecer”.

A presidente do Rotary Porto Seguro, Tanilza Spagnol encerrou o encontro afirmando que o clube se propõe a promover mudanças permanentes na vida das pessoas. “E um palestrante tão querido e competente quanto o Richard nos faz sair desse encontro mais preparados e esperançosos”, concluiu a presidente.

MATÉRIAS RELACIONADAS

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico

Richard Alves é anunciado como novo consultor de turismo do MTur

Convention Cabrália é criado para tentar impulsionar turismo na cidade

CDL afirma que decretos estão prejudicando comércio e turismo locais

Guias de turismo voltam ao trabalho, mas ainda com dificuldades