Santo Antônio sofre sem água potável e com contas altas

 

Moradores de Santo Antônio, distrito de Santa Cruz Cabrália, reclamam da qualidade da água que chega para a comunidade. Além de problemas como a água turva e acondicionada em reservatórios de forma inadequada, as falhas no abastecimento são um problema constante na vida dessas famílias, que são cobradas por um serviço que não atende às necessidades básicas.

De acordo com Domingos Neto, presidente da Associação dos Amigos de Santo Antônio, que classifica a questão como “um problema grave de saúde pública referente à água da Embasa”, a questão é antiga. “Estas caixas são da água que abastece a comunidade” – fala o representante, enquanto mostra imagens dos reservatórios, abertos. Ele afirma que, até há pouco tempo, eles estavam “sem tampa e até urubus tomam banho ali”. O problema, denunciado há mais de um mês pelo Jornal do Sol, foi resolvido pela metade. Segundo seu Domingos, “a única questão resolvida foram as tampas dos reservatórios que foram colocadas”.

Água, necessidade básica, responsabilidade do estado e um direito do cidadão. Mas, de acordo seu Domingos, “a água seguidamente está turva e não é potável”. Diz ainda que o “normal” do abastecimento no local é quando “alguns dias a água cai por poucas horas durante a tarde, outros dias só algumas horas de manhã e outros dias não cai água o dia inteiro”. Quando cai, é por umas três horas, aproximadamente.

Imprópria para consumo

Os moradores pedem providências urgentes à Embasa e levaram o problema ao Ministério Público. Seu Domingos diz que os moradores da localidade não bebem dessa água. “Porque não é de confiança. A água potável é buscada em algumas fontes que são mais fidedignas em qualidade. Ou quem pode, compra água mineral. Como é um bairro pobre, em geral, as pessoas se abastecem em fontes de água que existem por aí”.

A associação encaminhou para análise microbiológica físico-química uma amostra dessa água. “Recebemos um laudo de análise que informa que a água tem cinco vezes mais ferro que poderia ter, estando, portanto em desacordo com a legislação vigente”. Junto com fotos, contas com valores abusivos, reclamação da pouca frequência com que a água cai, o material foi encaminhado ao Ministério Público. “Queremos providências imediatas, cancelamento das contas que já estão aí e pedir um controle de qualidade que seja visível pela população”, informa.

“Desde que a Embasa instalou a rede, no fim do ano passado, foi assim que procedeu. No Verão, instalaram esse rodízio de abastecimento porque disseram que não teriam água para todos, mas temos fonte de água farta e de boa qualidade aqui mesmo em Santo Antônio”, afirma. Seu Domingos diz que as caixas estão instaladas há muito tempo mas que a instalação da rede foi iniciada em 2020. A primeira conta chegou em fevereiro. “Algumas vieram com valores absurdos. Precisam ser revistas”.

De acordo com o presidente da associação, a gerência do escritório da Embasa em Santa Cruz Cabrália já foi contatada algumas vezes para tentar resolver o problema. “Tentamos agendar uma reunião mas não houve resposta da parte do gerente. A mensagem via WhatsApp foi lida mas não foi respondida”. O Jornal do Sol entrou tentou entrar em contato com a Embasa por meio de WhatsApp, mas também não obteve retorno.

Matérias relacionadas

Moradores de Santo André reclamam de falta de água há quase uma semana

Santo Antônio inaugura serviço de abastecimento de água tratada

Câmara: sobra água da chuva e falta água nos poços