Richard Alves é anunciado como novo consultor de turismo do MTur

Selecionado entre 123 currículos cadastrados, Richard Alves é o novo consultor do Ministério do Turismo, para a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país. O resultado do edital, lançado em parceria com a Unesco, foi anunciado pelo MTur na sexta-feira (16/04), após um processo de seleção rigoroso, realizado pela Comissão Avaliadora, composta por representantes dos dois órgãos parceiros.

O nome de Richard Alves está fortemente associado a Porto Seguro e a Bahia, onde o profissional fez carreira no Sebrae por 18 anos, foi secretário municipal de turismo e presidente da Associação Nacional de Secretários de Turismo,  diretor-executivo do Porto Seguro Praia Resort e atualmente realiza consultoria pela Lab Turismo, empresa da qual é sócio-fundador. Com 25 anos de atuação especializada em resultados, Richard contabiliza projetos de turismo bem sucedidos em mais de 100 destinos nacionais e internacionais.

Nova missão

Como consultor, a missão de Richard agora é apresentar o mapeamento dos principais eventos gastronômicos nacionais, além de roteiros e produtos turísticos ligados à gastronomia; sistematização das políticas, programas e projetos desenvolvidos em âmbito nacional e estadual para fortalecimento do turismo gastronômico; e o levantamento de informações relacionadas à gastronomia que contribuam para a construção de indicadores do setor e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Turismo Gastronômico do MTur, criado para estruturar e promover o segmento no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia. Segundo a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, e só no Brasil movimenta cerca de R$ 250 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, avalia que a contratação de profissional especializado vai potencializar as ações voltadas ao turismo gastronômico. “Com este apoio, o Ministério do Turismo poderá construir políticas públicas eficazes a fim de desenvolver este segmento que tem um potencial inigualável no Brasil. Todas as regiões e estados do país possuem suas singularidades gastronômicas, que podem e devem se tornar ativos turísticos sustentáveis, promovendo o desenvolvimento socioeconômico nacional e regional”, salienta.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Liderança é assunto do primeiro encontro do Revigora Turismo 2021, do Sebrae

Sebrae pesquisa perfil de turista que visita Porto Seguro

Novo perfil de hóspede surge na pandemia

Gol altera malha aérea e cancela voos

Convention Cabrália é criado para tentar impulsionar turismo na cidade