Prefeitura de Porto Seguro rescinde contrato do “Zona Azul”

A prefeitura de Porto Seguro rescindiu, de forma unilateral, o contrato para exploração do estacionamento pago rotativo “Zona Azul” na cidade. O Termo de Rescisão foi publicado dia 14/04/21 no Diário Oficial do Município. A empresa tem cinco dias para retirar as placas, os funcionários das ruas e interromper a cobrança.

Foco de muitas polêmicas entre os moradores e turistas, o contrato de concessão celebrado entre o município de Porto Seguro e a empresa Palmas Estacionamento Rotativo Ltda, visava a exploração, sob concessão, de controle do estacionamento rotativo, de curta duração, instalados em ruas e áreas públicas. 

O fim do estacionamento pago havia sido anunciado pelo prefeito Jânio Natal durante a cerimônia de posse, dia 1º de janeiro, e a prefeitura publicou decreto suspendendo o serviço por 90 dias. Na ocasião, Jânio afirmou que “tem base jurídica e que pode ser uma questão resolvida judicialmente”. Porém, no dia 09/01, o “Zona Azul” voltou a operar. A decisão foi da desembargadora Gardênia Duarte, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), atendimento a recurso interposto pela empresa Palmas.

A empresa argumentava que a suspensão do serviço envolve comprometimento dos funcionários contratados e perda financeira, além de descumprimento do contrato, feito com a gestão municipal à época e com conhecimento do Ministério Público da Bahia. A desembargadora entendeu que a empresa podia continuar a operar enquanto a questão é definida judicialmente.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos, então, instaurou Processo Administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas pela empresa Palmas durante a vigência do contrato. O relatório apontou que a concessionária descumpriu com suas funções contratuais, como repasse de valores ao município; ausência de encaminhamento mensal de dados gerenciais ao poder concedente; ausência de apresentação mensal do balancete demonstrativo dos valores arrecadados; além do descumprimento de compromisso de ajustamento de conduta firmado com o MP da Bahia, sem justa causa e prévia comunicação.

De acordo com a Procuradora Jurídica do Município, Magaly de Souza Menezes, após a conclusão do Processo Administrativo, a empresa teve todas as oportunidades de se manifestar e ainda recorrer da decisão do recurso. “O Termo de Rescisão é o último ato de um Processo Administrativo, onde ficou comprovado que a empresa - a quem foram oportunizados todos os momentos de defesa - não estava cumprindo com suas obrigações”.


Com informações da Secom Prefeitura de Porto Seguro

MATÉRIAS RELACIONADAS

Justiça determina retorno das atividades da Zona Azul

Jânio Natal afirma que, se necessário, funcionamento da Zona Azul vai à Justiça

Durante sua posse, Jânio Natal decreta o fim da Zona Azul

Cai projeto que propõe revogação da lei da Zona Azul em Porto Seguro

Usuários ainda têm muitas dúvidas e reclamações sobre o Zona Azul

Comerciantes usam tribuna da Câmara e pedem revogação da lei de Zona Azul