Secretaria de Ação Social e Instituto Mãe Terra buscam ações de cooperação

O secretário de Assistência Social, pastor João Portela, e a diretoria do Instituto Mãe Terra se reuniram dia 08/02/21, para discutir a atuação do instituto no território, identificar iniciativas convergentes e, no intuito de estreitar o relacionamento entre o poder público e sociedade, construírem ações de cooperação e sinergias voltadas ao desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Foram refletidas estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil, formação profissional de jovens, promoção do trabalho decente, fomento da economia solidária e fortalecimento de associações e cooperativas. E compartilhados projetos de promoção da agenda LGBT+ e de povos e comunidades tradicionais, além de ações de formação de atores e gestores sociais, através de parcerias interinstitucionais.

Como encaminhamentos da reunião, planejam cursos de capacitação para conselheiros tutelares e de direitos, estruturação e dinamização dos conselhos municipais, bem como, a consolidação de uma rede municipal de proteção social.

O diretor executivo do Instituto Mãe Terra, Altemar Felberg, destacou a "importância do diálogo e do trabalho colaborativo entre Estado e Sociedade para o enfrentamento coordenado das vulnerabilidades locais e busca pela efetividade de direitos". O secretário, pastor João Portela, frisou "a necessidade de dialogar sobre temas tão pertinentes à realidade social de Porto Seguro e de se pensar em conjunto sobre soluções a essas demandas", agradecendo as propostas e pontuando a importância de fortalecer o relacionamento com instituições como a Mãe Terra.


Fonte: Secom PMPS