Jet-skis assustam banhistas nas praias de Arraial e Trancoso

 

Como em todo o país, segundo a Marinha, nessa época do ano a fiscalização é intensificada.

Nesse Verão já foram abordadas 589 embarcações e emitidas 77 notificações

 

Moradores de Arraial d’Ajuda e Trancoso têm reclamado da presença de jet-skis, quadriciclos e embarcações próximas às areias das praias. Eles contam que, é frequente, inclusive, a passagem desses veículos aquáticos em locais com a presença de banhistas. Alguns deles chegam a se exibir e colocam em risco a vida das pessoas que buscam o litoral para desfrutar da tranquilidade que não encontram nos centros urbanos.

O problema é grave porque, na água ou na areia da praia, os banhistas estão, normalmente, entretidos com o lazer e, portanto, naturalmente distraídos. Além disso, devido à velocidade desses motores, nem sempre as pessoas conseguem se livrar de problemas como atropelamento. Os moradores estão apreensivos porque a situação tem se repetido e se avolumado no Verão.

O primeiro-tenente Alexandre Bessi, encarregado da Divisão de Segurança do Trafego Aquaviário, da Delegacia da Marinha em Porto Seguro, afirmou que, durante a Operação Verão, iniciada em 22 de dezembro e que vai até 21 de fevereiro, já foram abordadas 589 embarcações e emitidas 77 notificações. “Foram constatadas irregularidades relacionadas a manobras e aproximação de embarcações da praia de forma indevida, prontamente coibidas e os responsáveis notificados. Estas notificações, após o cumprimento dos prazos e trâmites legais, poderão resultar em aplicação de penas”, alerta.

À Marinha compete fiscalizar os aspectos relacionados à segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica causada por embarcações. Além de fiscalizaçãopor equipes de inspeção naval e patrulhamento, as ações têm base em orientação e educação da comunidade marítima. Neste período, assegura o primeiro-tenente Alexandre Bessi, são intensificadas as ações de fiscalização e todos os recursos (pessoal, viaturas e embarcações) disponíveis na delegacia de Porto Seguro, são direcionados “em prol de uma fiscalização mais eficaz”.

A área de atuação vai dos municípios de Belmonte a Mucuri. “Cumprimos sistematicamente programações de inspeção naval, as quais englobam também as praias de Arraial d'Ajuda, pois identificamos que, principalmente nos últimos anos, houve um aumento do fluxo de embarcações naquela região no período de alta temporada, assim como também em feriados nacionais prolongados”, enfatiza.

Mas ele ressaltou que não é proibida a aproximação e a permanência de embarcações próximo as praias, desde que se obedeçam as regras de restrições ao tráfego aquaviário, constantes nas Normas da Autoridade Marítima. De acordo com essas normas, “as embarcações, equipamentos e atividades que interfiram na navegação... nas proximidades de praias do litoral e dos lagos, lagoas e rios, deverão respeitar os limites impostos”, resguardando a integridade física dos banhistas, e estando sujeitas à fiscalização e autuação.