Moradores de Santo André reclamam de falta de água há quase uma semana

Dia 1º/02/21, moradores de Santo André, em Santa Cruz Cabrália fecharam o acesso à vila e a estrada que dá acesso a Belmonte, em manifestação contra a falta de água no distrito, que já dura cerca de cinco dias, segundo a moradora Vera Zippin. A comunidade quer chamar atenção das autoridades municipais para o problema, que é comum durante o ano e se torna maior no Verão, quando a vila recebe centenas de turistas.

De acordo com a jornalista e moradora Léa Penteado, “a vila está sem administrador e a cidade sem secretário de turismo". “Estamos há vários dias sem água”, disse o fotógrafo Jeff Dias, outro morador.

Problemas de abastecimento de água são constantes na vila de Santo André. É frequente a reclamação de moradores sobre a falta de abastecimento ou sobre a qualidade da água distribuída no local, que chega carregada de detritos e sedimentos, apresentando a típica aparência barrenta. Durante o verão, as reclamações aumentam com a chegada de turistas, já que o consumo de água se eleva e os problemas na distribuição se acentuam.

Após a manifestação, a pista foi liberada. De tarde, moradores afirmaram que o fornecimento de água ainda não havia se estabelecido por completo. E no início da noite, de acordo com o prefeito Agnelo Santos, a situação já havia sido resolvida. “A questão são essas localidades que têm sistema de abastecimento de água antigo, através de bomba, de poço, que nós já começamos a mudar lá em Santo Antônio. A Embasa já está lá em Santo Antônio e logo vai chegar a Santo André e Guaiu. Muitos moradores não têm reservatório de água em casa e querem contar com água 24 horas. E as bombas de abastecimento não aguentam 24 horas, o tempo todo ligadas; e volta e meia tem um probleminha desse de queima de bomba. Mas a bomba deu problema na sexta e hoje, segunda, já está resolvido.” Agnelo disse ainda que vai mudar a forma de abastecimento: “logo a comunidade vai estar recebendo água tratada da Embasa, que acaba de vez com esse problema de queima de bomba”.


Fotos: Tikiana Zippin