Bilheterias exclusivas de passageiros reduzem tempo de embarque na travessia das balsas


O ingresso à balsa que faz o transporte de passageiros do Centro de Porto Seguro para o Arraial d’Ajuda já está funcionando com nova estrutura, exclusiva para passageiros. A implantação do novo sistema faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelas empresas de travessia com o Ministério Público, Observatório Social, OAB, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Porto Seguro, para requalificação do terminal. A nova forma de ingresso é mais moderna do que o sistema anterior e reduz o tempo de espera e embarque dos passageiros.

De acordo com Bruno Barbiero, diretor da empresa Rio Buranhém Navegação, neste primeiro momento, houve uma mudança da estrutura física das bilheterias. “Antes tínhamos uma estrutura que fazia cobrança de veículos e passageiros. O que a gente começou a operar foi a nova bilheteria de embarque exclusivo de passageiros. Com isso, a bilheteria de veículos também ficou exclusiva para veículos”. O diretor afirma que, somente essa mudança já conferiu importante redução no tempo de espera e desembarque de passageiros. “As novas estruturas de bilheteria estão dando mais vazão ao fluxo de pedestres, o que foi muito bom, porque desafogou também a cobrança de veículos. Acompanhei algumas embarcações e estamos carregando a balsa com 40 carros em seis ou sete minutos. Algo que anteriormente era feito em 10 minutos. É uma redução significativa”, diz.

Ele afirma ainda que está prevista para janeiro de 2021 a implantação da bilhetagem eletrônica. “Toda estrutura física de catracas, leitores, cadastramento de moradores, de idosos já estão prontos”. Mas esta preparação aguarda ajustes finais para que, a partir daí, as empresas concessionárias do serviço de travessia possam iniciar o carregamento dos cartões para pagamento com bilhetagem eletrônica, quando também será disponibilizado para o público a venda dos ingressos por aplicativo.