Porto Seguro tem primeira agroindústria orgânica

O Celeiro Orgânico, em Porto Seguro, é a primeira agroindústria certificada como orgânica do Extremo Sul da Bahia. Lá são processados alimentos com os insumos dos agricultores orgânicos da região. A empresa produz hoje chips de batata doce e aipim, biomassa de banana verde, bolos funcionais, pães e cucas integrais, pães sem glúten e sem lactose, patês e outros alimentos.

Sonho

A sócia proprietária, Adriana da Rocha Severino, revela que o Celeiro Orgânico era um sonho desde 2017, quando chegou em Porto Seguro para coordenar o Projeto Selo Orgânico.

“Neste trabalho, agricultores e indígenas foram convidados a fazer oficinas para produzir alimentos orgânicos e aderir ao sistema de certificação participativa da Rede de Agroecologia Povos da Mata (primeira certificadora orgânica participativa da Bahia). Porto Seguro foi a cidade pioneira na Certificação Orgânica e incentivou os pequenos agricultores dos outros municípios do território e do Extremo Sul a também aderirem à certificação participativa. Hoje já somos um núcleo que se estende pelo Extremo Sul” diz.

O Celeiro Orgânico também possui uma área de cultivo de hortaliças e PANCs (Plantas Não Convencionais Comestíveis), além de participar do Projeto Terra Mãe do Brasil, de Turismo Rural. No passeio, o visitante poderá conhecer toda a cadeia produtiva do local, além de saborear os produtos. Confira mais informações sobre o Celeiro Orgânico, acessando aqui.


Fotos: divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Tampinhas pet tem nova destinação e viram arte

Frente Parlamentar Mista Ambientalista do Extremo Sul da Bahia é lançada

1º Campeonato de Canoa Havaiana é realizado de Arraial

Coral Vivo lança canal do Youtube, com 2ª temporada de ‘Amar O Mar’

Roteiro do Turismo Rural em Porto Seguro recebe validação