Movimento regenerativo ganha força em Santo André

Jardins comestíveis, agricultura sintrópica e bioconstrução são termos novos que os moradores de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, vão passar a ouvir e entender com mais frequência. Ao menos no que depender de Carla Mott Ancona, diretora da agência de projetos sustentáveis MAPS e moradora da vila.

Com a perspectiva de retomada gradual das atividades à medida que aumenta a imunização contra a Covid-19, ela já deu início à mobilização de pessoas e coletivos interessados em promover práticas sustentáveis que tragam benefícios diretos aos cerca de 800 habitantes de Santo André e impactem também os milhares de turistas que visitam esse pequeno pedaço do paraíso.

Ancona faz parte de um movimento que reúne grupos distintos que trabalham pela regeneração da natureza - que iniciou na agricultura e agora avança para outras áreas como o turismo e os negócios - e a inclusão e desenvolvimento da população local como uma das principais beneficiadas desse processo. Para divulgar e ampliar o movimento, estão sendo organizadas oficinas online e o MAPS Fórum 2021, de 14 a 16/09/21.

Uma das oficinas que estão previstas é ensinar a gestão de resíduos e o plantio de alimentos orgânicos para consumo familiar ou geração de renda extra aos moradores. “As técnicas sustentáveis vêm se desenvolvendo e se atualizando de uma forma muito rápida. Aliadas à utilização consciente e respeitosa de nossos recursos naturais, podem gerar grandes transformações em comunidades menores que ainda mantêm suas características originais”, diz Ancona, que se mudou para Santo André para abrir o Projeto Colmeia, depois de trabalhar vários anos no turismo convencional.

Ela imagina que Santo André, que está inserida da APA Santo Antônio, pode se tornar um exemplo de práticas regenerativas e de turismo regenerativo no litoral do Extremo Sul da Bahia, principalmente porque a vila é favorecida pelo sossego das praias desertas, acesso limitado pela balsa que cruza o rio João de Tiba e a distância de 24 km até o aeroporto em Porto Segura.

MAPS Fórum 2021

Acontece de 14 a 16 de setembro/21, de forma online, o MAPSs Fórum 2021. O evento tem como tema “RegenerAÇÃO JÁ! Um Passo além da Sustentabilidade” e pretende debater iniciativas regenerativas que vêm beneficiando comunidades, preservação ambiental, plantio e organizações.

Os convidados vão compartilhar histórias, vivências, impressões e conhecimento de práticas regenerativas bem-sucedidas que estão contribuindo não apenas para a conservação e regeneração ambiental, mas melhorando realidades socioeconômicas locais, além de possibilitar a geração de renda e a promoção da autoestima dos envolvidos no processo.

Para as ações socioambientais na vila de Santo André, a organização da MAPS Fórum 2021 está pedindo contribuições de R$ 50,00 que podem ser parceladas em 12 vezes na plataforma Sympla ()

Os debates serão transmitidos pelos canais digitais da MAPS.

PROGRAMAÇÃO MAPS FÓRUM 2021

Interser

Dia 14/09 (terça)

19h às 19h45 - WEBINAR

Ailton Krenak - ativista socioambiental, escritor e filósofo da etnia indígena krenak

20h às 21h15 - PAINEL

Monja Waho - Ordem Sotozen do Japão (zen budista) e e Sala Therigatha de zazen

Walter Steenbock - engenheiro agrônomo, autor de “Agroflorestando o mundo do facão ao trator”

Emmanuel Khodja - coordenador da Gaia Education Brasil, que incentiva a sustentabilidade pela educação / Ecovila Terra Una – RJ


Comunidades e empresas que regeneram

Dia 15/09 (quarta)

19h às 19h45 - WEBINAR

Tânia Cosentino - presidente da Microsoft Brasil

20h às 21h15 - PAINEL

Lia Andrade de Souza - líder na comunidade vila Nova Esperança, bairro modelo de sustentabilidade – SP

Fabio Beneduce - coordenador do Instituto Tecnólogico Vocacional Avançado, que aplica metodologia inovadora de ensino e aprendizado - CE

Rodrigo Cunha - autor de “Humanos de Negócios” e TEDxSpeaker – SP


Regeneração Já

Dia 15/09 (quinta)

19h às 19h45 - WEBINAR

Mediação do antropólogo e permacultor Bento Cruz José Rebello - coautor de “Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch” e fundador do Cepeas (agricultura sintrópica para pequenos e grandes produtores) - GO

20h às 21h15 - PAINEL

Mediação da jornalista Lea Penteado - vice-presidente do Conselho de Turismo de Santa Cruz Cabrália

Carla Mott Ancora - diretora da MAPS / Projeto Colmeia (turismo regenerativo) - BA

Jean-Philippe Marelli - Projeto Arimugue (agricultores que promovem a agroecologia na vila de Santo André) - BA

Jânio Alcântara - Amasa (Associação de Moradores Amigos de Santo André) – BA


 Com informações da Assessoria de Imprensa da MAPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

MEI tem até o final de agosto para acertar as contas com o Leão

No Brasil, 6% das crianças não recebem o nome do pai na certidão

Guia orienta cidades como investir no uso de energia solar

Naturalle inaugura centro de tratamento de resíduos em Cabrália

Santo André: o Brasil e o mundo se encontram à beira mar