Grupo La Torre lança meta de Carbono Zero até 2022

Eliete Ferreira, Renata Righi, Luigi Rotunno, Leila Dipp e Neliana Ribeiro

O Grupo La Torre pretende se tornar uma empresa Carbono Zero até o fim de 2022. Esse é o alvo principal constante no Plano de Sustentabilidade Circular (PSC) lançado pelo grupo, que contempla quatros pilares de transformação: Digital, Ambiental, Social e da Experiência.

O CEO Luigi Rottuno explica que cada conjunto é composto de metas e ações monitoradas visando alcançar esse objetivo. “Como vamos fazer? Reduzindo e compensando a emissão de carbono, através da criação de uma balança ecológica”.

De acordo com Luigi, “a tarefa de empreender deve ser acima de tudo um compromisso com a vida. As evidentes mudanças climáticas criadas pelo aquecimento global reforçam todos os dias o quanto é urgente tomarmos uma atitude rápida e eficiente para impactar positivamente o ambiente que vivemos”.

O processo também envolve fornecedores. “A responsabilidade não é só de quem consome, mas também de quem vende. Estamos avaliando toda nossa cadeia de parceiros para estabelecer um ecossistema comercial que tenha o mesmo objetivo de sustentabilidade”, completa.

Luigi enumera parceiros importantes que fazem parte desse processo, como a “Moos Earth - o primeiro ativo verde digital brasileiro que nos permite a compensação da pegada de carbono; e a Eco Life - empresa de reciclagem certificada com a qual firmamos uma parceria de transformar inúmeros resíduos tais como: papelão, vidro, plástico, alumino, etc”; E o Ecocircuito, responsável pelos biodigestores que vão transformar os resíduos orgânicos em efluentes de forma sustentável.

“Nossa paixão sempre foi a arte de receber e servir com excelência, agora somando com a capacidade de compensar nossa pegada de carbono, nosso compromisso assume um sentido maior ainda. Somos um novo La Torre inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e pelos 5 ‘erres’: repensar, reutilizar, reduzir, recusar e reciclar”, finaliza.

O que é Carbono Zero?

Líria Alves, graduada em Química, diz que a campanha do Carbono Zero faz parte da política de algumas empresas e existe para que pessoas físicas e jurídicas possam neutralizar a emissão de gases do efeito estufa. “O Carbono Zero é um tipo de crédito, uma espécie de balança ecológica, onde a empresa deverá compensar o desequilíbrio gerado pela queima de gases do efeito estufa durante seu processo de produção e funcionamento”.

Este projeto já é conhecido por empresas e escolas dos Estados Unidos e Europa. “É claro que é difícil chegar a uma quantidade específica de poluentes emitidos pelas empresas, talvez seja impossível chegar a uma equação matemática, mas o importante é que a conscientização garanta o equilíbrio da Terra”.


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