Abertas inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Estão abertas até 06/08/21 as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição, em formato on-line, tem como meta inicial atingir cerca de 35 mil alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, de 600 escolas de quatro estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A expectativa é que, no futuro, possa ser estendida para todo o país. A promoção é através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em parceria com as distribuidoras Coelba, Enel CE, RGE SUL (CPFL) e EDP ES.

Qualquer instituição de ensino enquadrada nos requisitos pode se cadastrar. Os alunos vão cumprir desafios e provas para testar o conhecimento sobre eficiência energética. A primeira etapa será dos desafios. A segunda, uma prova, em agosto. Obrigatoriamente, o aluno deve realizar as duas etapas. Para participar, basta acessar o site da ONEE e seguir o passo a passo para a inscrição.

A objetivo da ONEE é disseminar o papel da eficiência energética e o consumo consciente de energia elétrica, para estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em território nacional e agregar aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.

“Fomos convidados pela ANEEL para participar da elaboração do projeto piloto devido a nossa experiência em projetos que têm como foco a educação e o estímulo à mudança de hábitos. Acreditamos na importância de conscientizar crianças e adolescentes, que têm um grande potencial de multiplicação do conhecimento entre as famílias”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Coelba/Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Premiação

Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado com a melhor classificação receberão notebooks. E quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Serão distribuídas entre os alunos aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa a 50% dos participantes. Os estudantes que receberem as medalhas estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC 2021.

Curso

Os professores das escolas participantes poderão realizar curso online gratuito sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.  As inscrições também são pelo site da Olimpíada.


Com informações da Gerência de Comunicação da Coelba

MATÉRIAS RELACIONADAS

Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2020

Cartório eleitoral em Eunápolis vai ter energia solar

Quer criar abelha sem ferrão em casa? Embrapa lança curso online gratuito

Lei proíbe o uso de sacolas e objetos de plástico descartáveis em Porto Seguro

Brasil ultrapassa meio milhão de consumidores com energia solar