Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2020

A Veracel Celulose apresentou na segunda, 10/05/21, seu Relatório de Sustentabilidade 2020. O documento traz os avanços das principais iniciativas voltadas à sustentabilidade e de apoio social realizadas pela empresa no último ano, mesmo durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O diretor presidente, Caio Zanardo, dá o tom da atuação da Veracel: “são as pessoas que fazem a empresa, e essa é a história que vamos contar no relatório deste ano tão peculiar. Fomos testados na firmeza do nosso propósito de sermos responsáveis, inspirar pessoas e valorizar a vida. E foi o que mais fizemos neste ano: cuidamos, genuinamente, da vida”,

De acordo com o Relatório, o investimento social realizado pela Veracel em 2020 foi de R$12,2 milhões, com atendimento a mais de 16 mil pessoas. Foram contemplados coletivos rurais, comunidade de pesca e indígenas, grupo de mulheres e associações comunitárias. Esse valor inclui projetos de agricultura familiar, além de outras iniciativas de geração de renda e de educação e, especialmente neste ano de contingências, doações de apoio emergencial para a segurança alimentar e apoio aos órgãos de saúde da região de atuação da companhia.

Enfrentamento da pandemia

Desde março de 2020, a Veracel realizou doações de 86 mil itens de saúde e higiene; 83 mil litros de álcool; e 30 mil litros de hipoclorito, que foram distribuídos para a população das comunidades e dos municípios de sua região. A empresa também financiou a compra de equipamentos (oito camas, um eletrocardiógrafo e um gerador para manutenção de funcionamento de UTI) para auxiliar e, em parceria com a Suzano e o Governo da Bahia, apoiou a construção de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas, o que envolveu a doação de 35 respiradores fixos e móveis e um aporte para a oferta 20 leitos de UTI.

Em 2020 também foram implementadas medidas de prevenção contra a pandemia para os colaboradores. Entre elas, a implementação do teletrabalho para todos os times administrativos e a ampliação de ações voltadas para a saúde emocional e psicológica dos colaboradores e de seus familiares. A companhia adotou, ainda, uma série de protocolos de segurança contra a contaminação e estruturou os ambientes internos com o mesmo objetivo.

Seguiu também com a oferta de capacitação e de apoio para a evolução de carreira dos membros da equipe. Tudo isso garantiu à Veracel, pela terceira vez consecutiva, o selo Great Place to Work (GPTW). Assim, a companhia se manteve no ranking das melhores empresas para se trabalhar na Bahia e entre as 15 melhores do agronegócio brasileiro.

Impacto na área de influência

Outro destaque do Relatório é o impacto da Veracel para o desenvolvimento de sua área de influência. Atualmente, a empresa gera mais de 3,2 mil empregos diretos. Estima-se que cerca de 13 mil moradores dependam da Veracel para alimentação, transporte, educação, lazer e bem-estar. Além disso, em 2020, as compras de serviços e mercadorias da companhia representaram mais de R$ 740 milhões para o estado da Bahia.

A empresa mantém também programas de geração de renda, como os projetos de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão), que produziram 87 toneladas de mel e beneficiaram 158 famílias, por meio de associações de produtores Eunápolis, Guaratinga, Itabela e Porto Seguro, incluindo a aldeia pataxó Meio da Mata.

Na questão ambiental, o Relatório apresenta a manutenção dos índices de reciclagem de resíduos industriais em 99% e o alcance do marco de mais de 5,5 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas desde 1994 até o final de 2020. E os trabalhos de conservação da biodiversidade realizados na RPPN Estação Veracel.

Além disso, mesmo com soluções difíceis para o ano letivo, a Veracel manteve seu apoio à educação para os alunos de 32 aldeias indígenas. Ao todo, foram doados materiais escolares para 5 mil alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, incluindo os matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

“As ações que elencamos em nosso Relatório nos trazem muito orgulho, especialmente por terem sido realizadas em um ano tão desafiador como o de 2020. Queremos continuar aprendendo e ampliando essas iniciativas para que a empresa e a comunidade continuem sempre em desenvolvimento de forma sustentável e responsável”, resume o Diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Veracel, Renato Carneiro.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Aberje - Fotos: imagens extraídas do Relatório de Sustentabilidade 2020

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cartório eleitoral em Eunápolis vai ter energia solar

Quer criar abelha sem ferrão em casa? Embrapa lança curso online gratuito

Voluntários atuam na revitalização do Parque Central

Lei proíbe o uso de sacolas e objetos de plástico descartáveis em Porto Seguro

Projeto incentiva empreendedorismo feminino na região