Comportamento - Você se considera bem educado?

Publicado da edição 423 do Jornal do Sol

O conceito de boa educação é muito mais amplo que julgamos saber. Ser bem educado não se resume tão somente a frequentar boas instituições de ensino. Ter uma boa instrução não é sinônimo de uma boa educação. Quem nunca escutou: fulano conhece como ninguém as regras da língua portuguesa. Teve uma exímia educação! 

Contudo, quando sai à rua, joga a garrafinha de água mineral que acabou de beber no chão e não na lixeira. Sicrano é poliglota, fala com desenvoltura cinco idiomas! Legal, mas quando toma o transporte público, senta nos lugares reservados para idosos e gestantes e simplesmente finge que não é com ele quando uma dessas pessoas se aproxima. 

A sua vizinha é uma mulher “muito elegante e super chique”, só frequenta os melhores restaurantes, se veste com as roupas mais caras e quando jovem fez cursinho de etiqueta. Mas quando entra em casa, trata sua funcionária com desprezo, afinal, está pagando pelos seus serviços e ela não está fazendo nenhum favor, não é mesmo? É pessoal, o mundo anda cheio de gente "fina, elegante e nada sincera!" Como então identificar alguém realmente bem educado?

Ser bem educado é jogar sua garrafinha de água na lixeira (afinal, é para isso que ela existe!) e não no chão. Ser bem educado é ceder seu lugar no ônibus ou metrô para aquela senhora com uma criança nos braços ou para aquele senhor que pela cabeleira branca, já passou por muito mais coisas que você na vida e merece assentar-se onde é seu por direito.

Ser bem educado é tratar com cortesia e gentileza toda e qualquer pessoa, independente de sua raça ou classe social, lembrando-se sempre daquela boa e velha premissa: ao final de uma partida de xadrez, rei e peão irão para a mesma caixa. Ser bem educado é estar com um sorriso no rosto ao cruzar com alguém desconhecido no elevador ou corredor, sempre com um bom dia, boa tarde ou boa noite na ponta da língua; mesmo porque, as pessoas não têm culpa se a sua noite foi horrível, que você tenha perdido a hora do trabalho ou qualquer coisa do gênero - eles não têm bola de cristal.

Ser bem educado é escutar mais e falar menos, e quando falar, usar de tom moderado na voz - não tem coisa mais pavorosa que gente que conversa aos berroooooos! Ah, e nunca, jamais, em tempo algum atropele a fala dos outros. Escute primeiro o que eles têm a dizer e só depois coloque suas observações, lembrando-se sempre de respeitar a opinião alheia, mesmo que não concorde com ela.

Ser bem educado é pedir licença quando entrar em um determinado local e só entrar se for convidado. Ser bem educado é dizer um muito obrigado, a toda e qualquer pessoa que tenha lhe prestado um favor, por menor que tenha sido. Afinal, existe coisa mais feia que a ingratidão? Ser bem educado é tratar seus pais, filhos, irmãos e familiares com o devido respeito que eles merecem.

Ser bem educado é não falar daquilo que você não conhece, muito menos da vida alheia, afinal, na maioria das vezes, você não tem a menor ideia do que realmente se passa no íntimo daquela pessoa. Ser bem educado é não buzinar sem motivo aparente no trânsito ou dirigir palavras grosseiras aos demais motoristas; é parar na faixa de pedestre e toda vez que alguém precise estacionar ou manobrar num local de muito movimento. garanto que isso não vai te arrancar pedaço.

Ser bem educado é saber conviver em sociedade, morando você em casa, prédio ou condomínio, lembre-se que regras foram feitas para serem respeitadas - seu espaço termina onde começa o do outro. Ser bem educado é cumprimentar a todos num ambiente em que você acaba de chegar, ainda que você não conheça todas as pessoas sentadas à mesa, por exemplo.

Ser bem educado é ser discreto quanto ao teor de seus questionamentos. O que você acrescentaria à sua vida ao perguntar qual o salário da pessoa ou ainda, o quanto ela aplicou na poupança? Isso se estende a familiares e amigos também! Ser bem educado é jamais emitir opinião sobre aquilo que não foi lhe perguntado, discrição, como disse anteriormente, é a palavra de ordem. Ser bem educado é desculpar-se sempre que necessário. Pedir desculpas quando pisar na bola com alguém, além de sinalizar boa educação, demonstra, sobretudo, humildade.

Mas, a regra de ouro da boa educação em qualquer tempo, não importa quem você seja ou qual patamar tenha alcançado é: respeito ao próximo. Quando respeitamos o outro nas suas diferenças, qualidades e defeitos; admitimos que enquanto seres humanos, estamos sempre em busca da evolução, nos tornamos pessoas melhores e com certeza, bem educadas. 


Mariana Guerra é mineira que mora na Bahia e consultora de imagem