Exoneração acende alerta nos Palácios

A exoneração do comandante da Polícia Militar de São Paulo, Aleksander Lacerda, determinada pelo governador João Doria Jr, acendeu o alerta em outros governadores que não confiam 100% na fidelidade da corporação em seus Estados. Doria fez questão de avisar a outros colegas da convocação de PMs para os atos bolsonaristas na Av. Paulista no feriado do 7 de Setembro. Alguns governadores consultaram suas secretarias de segurança para assegurar o controle e a ordem nas ruas. Em Alagoas, chegou ao governador Renan Filho o recado de que parte da tropa pode se rebelar pró-Bolsonaro.

Recuo

O presidente Bolsonaro foi convencido por ministros palacianos a recuar no pedido de impeachment do ministro Luís Barroso, membro do STF e presidente do TSE . Já o de Alexandre de Moraes, quer manter.

Na coragem

O presidente quer usar as manifestações na Paulista como vitrine nacional para um lançamento extra-oficial da sua candidatura à reeleição. E inflamar o discurso anti-STF.

 

Na cara

O PTB mandou confeccionar milhares de máscaras para distribuir a militantes e simpatizantes, para uso no protesto. Vêm com a frase #liberdade para Roberto Jefferson.

 

Ele voltou

O ex-senador Magno Malta fez tanto as pazes com Jair Bolsonaro que já quer coordenar sua campanha à reeleição no Espírito Santo.

 

Discípula...

Tabita Loureiro, indicada para conselheira da Agência Nacional do Petróleo, não é só ligada ao PCdoB. Tem uma atenção especial também da turma do PT. Ela é discípula próxima do ex-presidente da ANP Décio Oddone, que saiu da agência atirando no presidente Bolsonaro.

... e padrinho

Décio teve passagem polêmica pela Agência. Também foi alvo de indiciamento na CPI do BNDES, por sua passagem e negócios como vice da Braskem. No LinkedIn, é possível conferir trocas de elogios entre ele e a ex-assistente Tabita, agora indicada a conselheira: “O senhor marcou a minha história”, escreveu ela.

 

Beija-mão

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, visitou aliados no diretório do Progressistas no Rio de Janeiro. Foi um beija-mão de outrora dar inveja a Dom Pedro.

Conselheiro

O  suplente Júlio Lopes telefonou para o veterano ex-senador Francisco Dornelles, recluso em casa, perguntando se ele preferia que Lira o visitasse no dia ou nesta próxima sexta, quando deve voltar à capital. Dornelles, que não perde uma boa conversa do que ferve em Brasília, soltou: “Vem hoje e vem na próxima”.   

 

Arco e flecha

Não é só com bolsonaristas previstos para o dia 7 na Esplanada que a segurança do Supremo Tribunal Federal deve se preocupar. Haverá um teste amanhã. Centenas de indígenas, de diferentes etnias, programa manifesto na praça dos Três Poderes.

Na praça

A diferença para os bolsonaristas é que os indígenas querem pressionar a Corte sobre o julgamento do Marco Temporal no plenário. Vão protestar contra a reintegração de posse movida pelo Governo de Santa Catarina na demarcação da Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklãnõ, onde vivem comunidades Xokleng, Guarani e Kaingang.

 

Brasiiiillll!

Hoje completam-se 67 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas, que suicidou-se com um tiro no coração. E já são nove anos desde que a vedete e ex-amante Virgínia Lane apareceu na Rádio Globo revelando que ele foi assassinado por quatro homens encapuzados. Ela disse que estava na cama com Getúlio e que foi jogada da varanda do Palácio do Catete pelos criminosos. Acha pouco? Gregório também teria pulado para se salvar...

 

ESPLANADEIRA

# Live "Um Caminho Seguro Para o Brasil” acontece na quinta, com participação do pré-candidato ao Planalto José Eymael, com participação do @prof.lucassalles. # 4all cria o Quiq - plataforma para setor de foodservice. # Estudo Flexibility @ Work da Randstad aponta que 5% a 25% dos trabalhadores dos países desenvolvidos têm contrato com prazo determinado. # Inscrições para o programa de aceleração de negócios de impacto, Net Zero 2050, do IdeiaGov, vão até dia 9 de setembro.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br


Brasília, terça-feira, 24 de agosto de 2021 - nº 3162

Leandro Mazzini, com Walmor Parente (Brasília/DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE) - ©® 2011 – 2021. Coluna Esplanada - Todos os direitos reservados

Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

PCdoB de novo na ANP...

Sobre as eleições no Rio

Lula provoca Ciro Nogueira

Ainda há salvação no compromisso com o clima

Bolsonaro quer ministros no 7 de Setembro

© 2022 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade